O argentino Federico Delbonis, 47º do ranking da ATP, superou o experiente espanhol Albert Montañes, 123º da ATP, de 35 anos, na semifinal do ATP 250 de Marrakech, no Marrocos e aos 25 anos se garantiu em sua quarta final de torneio nível ATP.
Quarto favorito da chave, Delbonis precisou de 1h18 para fechar o placar em 6/4 6/3 tendo convertido cinco aces contra dois do espanhol, que venceu 82% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 72% de aproveitamento do argentino.
Delbonis começou a partida em desvantagem ao ser quebrado no sexto game da primeira etapa, mas na sequência foi agressivo, devolveu a quebra e seguiu pressionando o experiente catalão, que cedeu nova quebra no nono game e viu o campeão do Brasil Open 2014 administrar a vantagem.
No segundo set a quebra surgiu para o argentino já no quarto game e administrou a vantagem, contando com o nervosismo de Montañes que não jogava uma semifinal final de torneio ATP desde Nice, na França, em maio de 2013, onde foi campeão.
Nice também foi palco da última final ATP da carreira de Delbonis, que foi derrotado na final em 2014 pelo letão Ernests Gulbis.
Na grande final do torneio marroquino, Delbonis encara o croata Borna Coric, 48º colocado, que derrotou em dois tie-breaks o tcheco Jiri Vesely, 55º, com parciais de 7/6 (7/5) 7/6 (7/5).
Coric tenta o primeiro título na carreira nesta que será sua segunda final. Delbonis tem um único título no Brasil Open, em São Paulo, em 2014.