Em uma partida emocionante o uruguaio Pablo Cuevas, 45º colocado, derrubou Rafael Nadal, quinto colocado e principal favorito ao título do Rio Open e vai enfrentar o também surpreendente Guido Pella, 71º, na decisão do maior torneio da América do Sul.
Cuevas, algoz de Thiago Monteiro, marcou 6/7 (8/6) 7/6 (7/3) 6/4 após 3h28min no jogo mais longo da história do torneio que está em sua terceira edição no Rio de Janeiro.
Cuevas joga sua primeira final de ATP 500 e buscará o maior título, que seria o quarto e Pella, que marcou 6/1 6/4 sobre o austríaco Dominic Thiem, 19º, joga a primeira decisão.
O jogo
Na primeira etapa Nadal saiu quebrando em 3/0 e dando a pinta que dominaria o jogo, mas logo sofreu o empate. O duelo foi ao tie-break, Cuevas abriu 4 a 2, mas Rafa virou para 6 a 4 e fechou no terceiro set-point com erro do uruguaio após 1h14min.
Na segunda etapa mais drama. Cuevas abriu 4/1, Nadal foi buscar em 5/5 salvando dois set-points, mas no tie-break só deu o sul-americano diante das bolas mais curtas do espanhol. Com um winner seu e um erro de Rafa ele fechou por 7/6 (7/3) após 1h23min.
Na terceira etapa Nadal teve duas quebras no 3/3, não converteu e pagou caro com o uruguaio rompendo a seguir e em último game nervoso definindo no serviço para vibrar muito.