Depois da semana disputada de Fed Cup e a decisão de última hora de pedir um convite para disputar o WTA Premier de Dubai, nos Emirados Árabes, e assim defender os pontos do vice-campeonato em 2015, a tcheca Karolina Pliskova ficou na estreia.
Sexta favorita ao título, Pliskova, 14ª do ranking da WTA, ficou por 1h20 em quadra contra a norte-americana CoCo Vandeweghe, 46ª, e foi derrotada por 7/6 (5) 6/1 tendo convertido três aces contra 13 da norte-americana, que venceu 83% das bolas disputadas em seu primeiro serviço contra 67% de aproveitamento da tcheca.
Vandeweghe disputará a segunda rodada contra a francesa Kristina Mladenovic, 30ª, a que venceu na estreia da competição a ucraniana Lesia Tsurenko, 34ª, por 6/2 7/6 (1).
A norte-americana e a francesa se enfrentaram duas vezes no circuito profissional, e Vandeweghe venceu os dois confrontos.
Quarta favorita na competição, a tcheca Petra Kvitova entrou de bye sem disputar a primeira rodada da competição e conheceu hoje sua primeira adversária na competição, a norte-americana Madison Brengle, 60ª. Brengle venceu a russa Ekaterina Makarova, 31ª, em partida de 1h41 com placar de 6/4 7/5.
A norte-americana e a tche se enfrentaram apenas uma vez no circuito profissional, pela chave do WTA de Stuttgart, na Alemanha, com vitória de Brengle.