Cinco partidas pela chave de simples e oito válidas por toda a primeira rodada de duplas dão início nesta segunda-feira à Taça Estado de São Paulo de Tênis, torneio que conta pontos para o ranking mundial feminino e será disputado até domingo nas quadras sintéticas da Sociedade Amigos do Jardim Acapulco. A entrada é gratuita.
As paulistas Bia Haddad Maia e Paula Gonçalves entraram como cabeças de chave e com isso terão adversárias de ranking inferior pelo menos nas duas primeiras rodadas. Número 246 do ranking e marcando seu retorno às quadras depois de sete meses, Bia foi designada como terceira principal favorita e terá pela frente a argentina Julieta Estable. Classificada 30 postos atrás, Paula é a cabeça 8 e enfrentará a tcheca Karolina Muchova.
A forte chave tem duas tenistas de vasto currículo. A suíça Patty Schnyder, ex-top 7, recebeu convite dos organizadores. Ela volta ao circuito depois de cinco anos de aposentadoria. Sua primeira adversária será a espanhola Estrella Cabeza. Já a romena Sorana Cirstea já figurou no 21º lugar do ranking e busca recuperação na carreira. Segunda principal inscrita no Guarujá, sua estreia será diante da ucraniana Oleksandra Korashvili.
Outras três brasileiras conseguiram entrar na chave de simples. A paulista Laura Pigossi não deu sorte e terá pela frente a paraguaia e cabeça 4 Montserrat Gonzalez. Em duelo de convidadas, Nathalia Rossi enfrentará Nathaly Kurata. Quem passar, deve cruzar com a cabeça 1, a romena Cristina Dinu, 226ª do mundo nesta semana.
Cirstea entra em quadra às 11 horas desta segunda-feira contra Korashvili, mesmo horário que jogam Kurata e Rossi e do duelo entre a espanhola Yvonne Cavalle e a argentina Catalina Pella. Em seguida, na quadra principal, jogam a suíça Jil Teichmann e a argentina Victoria Bosio. A rodada noturna terá, às 19 horas, a eslovaca Rebecca Sramkova contra a sérvia Marina Kachar. Antes, às 17 horas, Bia e Paula se juntam na chave de duplas e, como principais favoritas, enfrentam Dinu e a polonesa Justyna Jegiolka.