O espanhol Rafael Nadal, quinto do ranking da ATP, passou pela grande surpresa do ATP 250 de Doha, Qatar, o ucraniano Illya Marchenko, 98º, e chegou à final do torneio na primeira semana de competição de 2016. Rafa aguarda por Novak Djokovic ou Tomas Berdych.
Leia Mais:
Djokovic supera Berdych e decide contra Nadal em Doha
Nadal e Djokovic fazem o tira-teima
O espanhol precisou de 1h17 para fechar o placar em 6/3 6/4 tendo convertido seis aces contra seis do ucraniano, que venceu 77% dos pontos disputados com seu primeiro serviço contra 89% de Rafa Nadal.
O primeiro set começou com Nadal avassalador. O espanhol sacou firme e mesmo trabalhando com segundo serviço não perdeu pontos em seus games, conquistou a quebra de serviço no segundo game, 3/0 em nove minutos de disputa e se manteve confortável o set inteiro.
Na segunda etapa, Marchenko entrou mais focado, firme no saque, mas cometeu erros no quinto game e cedeu a quebra de saque e viu o espanhol salvar breakpoint no sexto game e manter o controle da partida.
Nadal buscará seu 68º título na carreira em sua 99ª final disputada como profissional. Ali, enfrentará o sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo, que derrotou o tcheco Tomas Berdych, sexto, por 6/3 7/6 (7/3). Ele busca o 68º troféu na carreira e fará o 47º jogo contra Djokovic, o tira-teima. Em 2015 Nadal perdeu todos os quatro jogos diante do rival.