Um início de ano com batalha entre os dois melhores espanhois do ranking com melhor para Rafael Nadal. O número cinco do mundo superou David Ferrer, sétimo colocado, para se garantir na final em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, torneio preparatório para o novo ano.
Nadal superou seu compatriota por 6/3 6/7 (7/4) 6/3 após 2h22min de ação e espera na final deste sábado, às 13h, por Milos Raonic, 14º, que derrotou Stan Wawrinka por um duplo 7/5.
Rafa, dono de 14 Grand Slams, começou com tudo e com uma quebra fez 6/3 na primeira parcial. Saiu quebrando na segunda etapa, mas levou a virada em 4/3 de Ferrer. David chegou a ter set-point no décimo game, Nadal salvou, levou ao tie-break, mas David foi mais eficiente, abriu 6 a 2 e fechou por 7 a 4.
Na terceira etapa Nadal saiu com 3/0, permitiu o empate e tornou a quebrar jogando com agressividade para fechar por 6/3 após bons pontos na rede apesar de muita luta e correria do natural de Javea no fundo.
Os dois tenistas jogam o ATP 250 de Doha, no Qatar, a partir de segunda-feira e o evento é preparatório. Ferrer havia estreado na quinta com vitória sobre Jo Tsonga.