O suíço Roger Federer, terceiro do ranking da ATP, definiu e divulgou hoje todo o eu calendário para a disputa do circuito profissional em 2016. O suíço focou sua participação nos Jogos Olímpicos e deixou de lado a temporada europeia sobre o saibro.
O calendário de Federer inicia-se na Austrália, onde defende o bicampeonato em Brisbane e joga Australian Open. Na sequência, o suíço se encaminha para a Holanda, onde no piso rápido holandês de Roterdã e ainda em fevereiro disputa do ATP de Dubai, onde buscará o octa.
O suíço terá duas semanas de folga, e reaparece no circuito na disputa do Masters de Indian Wells, nos Estados Unidos.
Após a disputa do primeiro Masters 1000 do ano, Federer folgará entre os meses de março, abril e maio, pulará a disputa dos Masters de Miami, Monte Carlo, Madri e Roma e sem jogar nenhum torneio prévio reaparece em Roland Garros, que será iniciado em 22 de maio.
Depois o suíço se prepara para a temporada na grama disputando os ATPs alemães de Stuttgart e Halle, para chegar adaptado emWimbledon.
O calendário do suíço segue com o Masters de Toronto, no Canadá, e as disputas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, onde já confirmou participação nas chaves de simples e duplas mistas. Sua participação na chave de duplas masculina está ainda a definir.
Depois de tentar o ouro olímpico na capital fluminense, Federer se encaminha para o piso rápido norte-americano na disputa do Masters de Cincinnati e US Open.
A temporada do suíço será encerrada em outubro com as disputas do Masters de Xangai, na China, a busca do octacampeonato na Basileia, Suíça, e o Masters de Paris.