O tio e treinador do espanhol Rafael Nadal, Toni Nadal, concedeu uma entrevista exclusiva ao site norte-americano Tennis World. Nela, Toni fez um balanço da temporada 2015, falou dos planos para 2016 e afirmou que o sobrinho está próximo ao nível de nº1.
Toni fez um resumo do que aconteceu com o sobrinho na temporada 2015, que foi a menos 'produtiva' para o espanhol da Manacor, que venceu três títulos, e teve quedas precoces e surpreendentes em torneios de diferentes níveis: "Treinava muito bem, mas nos torneios não conseguia conquistar nada, jogava bem um jogo e no seguinte perdia confiança. A partir dos US Open começou a lutar todo o tempo", resumiu o treinador.
De acordo com Tio Toni, foi o fim da temporada, curiosamente disputada no piso rápido, que fez com que Rafa ganhasse jogos, confiança e melhorasse seu nível. "Durante as últimas semanas encontrou tranquilidade para fazer tudo melhor. Voltou a se mover bem e a dar grandes passos. Também voltou a bater bem as bolas agressivas. Sua direita volta a ser um golpe perigoso. No US Open, ele teve a boa mentalidade, mas seus golpes não eram bons, deste modo fica difícil jogar contra os melhores. Em Pequim, Xangai (ambos na China) e Basileia (Suíça) seus golpes foram melhores, por essa razão teve vitórias sobre bons jogadores", analisou.
Para 2016 os objetivos de Rafa e sua equipe são: "jogar bem, com confiança e sendo agressivo'. Mesmo assim, Toni vê que o sobrinho tem muito o que melhorar: "Ele tem que melhorar seu saque, seu forehand e então ganhar torneios".
Por fim, comentou como está vendo o pupilo neste momento: "Acredito que Rafael está em um bom caminho. O vejo, agora, com nível próximo de quando era número um ou dois. Espero que nos próximos meses tenhamos a possibilidade de fazer bons torneios".