Número cinco do mundo e em sua pior temporada desde 2004, Rafael Nadal emplacou, nesta quarta-feira, sua maior vitória do ano ao superar o segundo do ranking, Andy Murray e se garantir na semifinal do ATP World Finals horas depois com o triunfo de Stan Wawrinka.
Leia Mais:
Nadal vibra: 'É um grande dia contra um grande jogador'
Com uma grande atuação, o espanhol precisou de 1h32min para marcar 6/4 6/1 diante do tenista que o havia batido facilmente na final de Madri, na Espanha, este ano.
Esta é sua 60ª vitória em 79 jogos no ano e a sua maior já que havia superado apenas Stan Wawrinka (4º) duas vezes em Xangai e esta semana.
Com a vitória, Nadal pula na frente com dois triunfos e nenhum set perdido e se garante na semifinal em primeiro lugar no grupo com a vitória de Stan Wawrinka por 7/5 6/2 contra David Ferrer. A outra vaga do grupo será definida entre Stan e Murray.
A vitória representa o adiamento de Murray em finalizar a temporada 2015 na vice-liderança. Ele ainda depende de si, uma vitória contra Ferrer, para tal.
O jogo
Um primeiro set bem disputado em 57 minutos. Nadal começou jogando sem o primeiro saque, foi pressionado e perdeu o saque. Mas o espanhol tratou de recuperar rápido e virou para 2/1. Rafa foi tendo breaks, desperdiçou três, depois mais dois e no décimo game jogou agressivo na devolução e com lindo voleio fechou a parcial por 6/4 com quebra.
Nadal começou embalado o segundo set enquanto que Murray cometeu duas duplas-faltas e foi quebrado logo no segundo game. Nadal abriu 3/0 e com confiança comandou o placar para quebrar de novo com erro do escocês e definir com belo winner de forehand cruzado, no contra-pé por 6/1.
Murray terminou o jogo com 25 erros não-forçados. Nadal acertou 12 winners e errou menos da metade do oponente, 12.