Depois de mais de três anos, Roger Federer sentiu o gostinho de bater seu maior rival, Rafael Nadal, e justo na final em casa, na Basileia, no ATP 500. E o suíço celebrou o triunfo, seu hepta na competição.
"Foi uma de minhas melhores semanas na Basileia, considerando tudo o que passei em minha carreira aqui", disse o tenista que tem outras cinco finais no torneio: "A partida foi apertada, tive minhas chances no segundo, ele lutou bem, como fez bastante essa semana. Sei que já tive dias melhores no backhand e ele também no forehand, mas o jogo teve alta qualidade e foi empolgante pro público que se divertiu. No geral estou muito feliz como joguei e é um dia muito especial".
Federer, que voltará à vice-liderança do ranking, comemorou o retorno da confiança após uma decepcionante queda na estreia em Xangai, na China: "A confiança está boa, sem dúvida, é bom voltar às vitórias após Xangai, o corpo se reacostumou com as partidas após essas semanas sem jogar".
O próximo compromisso será o Masters 1000 de Paris, na França, onde enfrenta Pablo Cuevas, do Uruguai, ou Andreas Seppi, da Itália.