Maria Barbosa Menezes Barbosa (Colégio Portinari/Babolat), de apenas 12 anos, teve uma boa notícia nesta quinta-feira ao subir no ranking e aparecer pela primeira vez como a número 1 do Brasil na categoria 14 anos e também no grupo das 10 melhores colocadas da América do Sul no ranking do Cosat.
O salto da baiana veio após a conquista do Bahia Juniors Cup, disputado na capital baiana, no Clube Bahiano de Tênis no último final de semana, local onde treina com o técnico Duda Catharino.
Maria subiu duas posições desde a última lista e com o 10º lugar se tornou a primeira do país na tabela. Nas últimas semanas ela soma outras duas conquistas nos 14 anos com o Pascuas Bowl, em Assunção, no Paraguai, e a Copga Guga Kuerten, em Florianópolis (SC), recebeu o troféu das mãos de Gustavo Kuerten.
A baiana não quer saber de descanso e após sua primeira conquista em casa já treina para uma série de três torneios nos Estados Unidos. Ela viaja no dia 21 de novembro para os torneios American Cup e dois dos mais conceituados eventos do mundo, o Orange Bowl e o Eddie Herr. Retorna ao Brasil no começo de janeiro e embarca para a série de torneios na América do Sul iniciando na Venezuela, faz uma parada para disputar o Mundial da categoria em Tarbes, na França, o Le Petit As, evento que gahou direito de disputa após a conquista da Copa Guga, e retorna para eventos no continente.
"A expectativa é que ela evolua na parte tática e técnica , tendo como meta a Gira Europeia para o meio de 2016", apontou o técnico Duda Catharino, que foi um dos melhores tenistas baianos da história onde por pouco não bateu Gustavo Kuerten na final dos 16 anos da antiga Copa Econômico, hoje Bahia Juniors Cup, em 1992. As seis melhores do ranking Sul-Americano no fim de março ganham o direito da disputa de uma série de eventos na Europa no meio da próxima temporada.