O tenista brasileiro Bruno Soares começará a temporada 2016 com um novo parceiro, o britânico Jamie Murray, 8o. colocado no ranking mundial e que neste ano foi vice-campeão de duplas de Wimbledon e do US Open. O mineiro encerra assim, no final do ano, uma parceria de sucesso com o austríaco Alexander Peya, em que conquistou 11 dos seus 19 títulos e foi finalista do US Open.
" Foi uma decisão que tomamos depois do US Open. Surgiu da minha parte e fui conversar com o Alex. Nossos resultados neste ano foram longe do que esperávamos. Não estamos tão mal assim. Estamos em 10o. na Corrida para o Finals, com uma chance bem por fora de classificar. Mas, pelo que a gente vinha mostrando nos três anos anteriores, está longe do que a gente pode render. Como todo casamento, chega uma época em que dá uma crise e é complicado manter nessa intensidade. Conversamos, ele entendeu perfeitamente e também achou uma boa ideia dar um break e tentar dar uma reanimada com um parceiro diferente," explicou Bruno, que nesta terça estreou com vitória no ATP de Viena, ao lado de Peya, derrotando Olivier Marach e Andrea Haider Maurer por 6/4 6/3.
Bruno contou que logo que tomou a decisão de encerrar a parceria com Peya, a primeira pessoa que foi procurar para jogar foi o conterrâneo Marcelo Melo, mas que o campeão de Roland Garros de duplas deste ano optou por continuar a jogar com o parceiro Ivan Dodig. "Coincidentemente no mesmo dia que conversei com o Marcelo, o Jamie Murray me convidou pra jogar. O Marcelo ficou bastante dividido, mas optou por continuar com o Ivan e concordo com a atitude dele. Eu que estou precisando de uma mudança, para dar uma reestruturada. Fechei a parceria com o Jamie, que é um cara que vem jogando super bem. Apesar de não ter tido um ano legal,estou jogando um tênis de altíssimo nível, bem melhor do que o meu ranking está indicando e estou animado para começar essa nova fase," explicou o brasileiro, que é o atual 23o. no ranking individual de duplas e já esteve na 3a. posição.
A parceria Soares e Peya continuará atuando até o fim do ano. Depois de Viena eles ainda jogam o ATP de Basel e o Masters 1000 de Paris.
A dupla Soares e Murray deve estrear na temporada 2016 no ATP de Doha.