Novak Djokovic, número 1 do mundo, cometeu uma gafe na cerimônia de entrega de troféus ao confundir Pequim com Xangai, na China, mas falou palavras em chinês e em inglês expressou sua felicidade com o troféu, seu sexto no torneio onde nunca perdeu.
O sérvio derrotou Rafael Nadal por um duplo 6/2 emplacando sua 29ª vitória em 29 partidas no evento: "Definitivamente esse é o meu torneio de maior sucesso. Pequim é um lugar que me dá sorte. Em 2008 lembro da Olimpíada quando o Rafa (Nadal) ganhou o Ouro (ele foi Bronze) e onde começou a tradição do tênis para a Ásia aqui".
O sérvio não perdeu mais que três games em todos os sets jogados nesta edição: "Joguei um grande torneio no geral e continuei bem hoje. Rafa e eu jogamos 45 vezes e espero que isso continue".
São 45 jogos no total com 23 vitórias do espanhol e agora 22 do sérvio.
Apesar do placar fácil, Djokovic não viu a final assim: "O placar, especialmente no primeiro set, não indica a real batalha que tivemos em quadra. Sou ciente que alguns pontos decidem contra grandes rivais e Rafa é um deles. Ele é o tipo de jogador que é um grande campeão e entende esse desafio numa grande partida. Sabe jogar grandes jogos".
"Essa semana me dá confiança para Xangai", finalizou o sérvio principal favorito para o Masters 1000 que começou neste domingo e pelo qual estreia diante de Ze Zhang ou Martin Klizan.