Principal favorito no chave do ATP 250 de Metz, na França, o suíço Stan Wawrinka, 4º do ranking, sofreu um entorse no tornozelo direito e desistiu da disputa de quartas de final da competição levando o alemão Philipp Kohlschreiber à semi.
Wawrinka não conseguiu recuperar-se do entorce que sofreu na partida contra o alemão Dustin Brown, nas oitavas de final e com a piora do quadro optou por desistir da competição.
Jogando como convidado e quinto favorito na chave do torneio francês, Kohlschreiber, 33º da ATP, encara Jo-Wilfried Tsonga, 17º, que venceu a partida entre os locais, contra Nicolas Mahut, 67º, de virada pelo placar de 6/7 (6) 6/3 7/5 em batalha de 2h23 tendo convertido 12 aces contra quatro de Mahut, que venceu 63% dos pontos disputados em seu primeiro serviço contra 86% de Tsonga.
Tsonga e Kohlschreiber se enfrentaram oito vezes no circuito profissional e o francês tem vantagem em 7/1 no confronto direto. Bicampeão em Metz nas edições 2011 e 2012, Tsonga busca sua quarta final no torneio doméstico.