Após perder nos Playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis para a Croácia em Florianópolis, a equipe do Brasil, atual 22º do ranking da competição, caiu para a disputa do Zonal Americas I em 2016, onde será cabeça de chave.
Mesmo após cair quatro posição no ranking com a eliminação nos Playoffs, o Brasil manteve a condição de melhor país da região a disputar a segunda divisão e ao lado da Colômbia, 23º do ranking da Davis, será cabeça de chave na competição regional, o que dará o direito de estrearem direto na segunda rodada da competição, que será disputada em julho de 2016.
A equipe do capitão João Zwetsch aguarda por sorteio que será realizado na próxima quarta-feira, 23 de setembro, que definirá seus possíveis adversários.
Caso passe da segunda rodada do Zonal Américas I em 2016, o Brasil terá a possibilidade de disputar novamente os Playoffs para o Grupo Mundial em setembro.
Na quarta-feira também serão sorteados os confrontos de primeira rodada e a chave completa da disputa do Grupo Mundial em 2016.