O time polonês sofreu e precisou ser heroico diante de sua torcida em Gdynia, para vencer no quinto jogo o embate contra a Eslováquia e se garantir no Grupo Mundial da Copa Davis pela primeira vez na história em 90 anos de participação na competição.
Liderados pelo esquentado Jerzy Janowicz, 61º do ranking mundial, os poloneses perderam com seu número um no embate contra o número um da Eslováquia, Martin Klizan, 36º, na abertura dos jogos do domingo.
Klizan, fez o dever de casa, confirmou seu favoritismo batendo Janowicz em sets diretos em 6/3 7/6(4) 6/3 e igualou o confronto em 2/2.
No quinto e decisivo embate foi entre Michal Przysiezny, 143º da ATP, e Norbert Gombos, 121º. Empurrado pela torcida, Przysiezny fechou a partida em 6/3 6/4 6/4 e garantiu a vitória de sua equipe.
Participante da Copa Davis desde 1925, a Polônia já havia 'batido na trave' perdendo nos Playoffs do Grupo Mundial em seis oportunidades, onde sempre saiu no final do Zonal Europa/Africa I.
Difícil de acontecer em duelos definidos em cinco partidas, os poloneses ainda podem afirmar que seus quatro jogadores venceram partidas para colocar a equipe no Grupo Mundial da maior competição entre países do tênis masculino. No sábado Janowicz venceu Gombos por 3x1, a dupla polonesa Lukasz Kubot e Marcin Matkowski venceu em sets diretos a parceria eslovaca de Andrei martin e Igor Zelenay. Por fim, Przyseizny venceu o embate.
Pela Eslováquia, apenas Klizan venceu seus dois jogos em simples.