Os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares não fizeram uma boa partida neste sábado e perderam uma invencibilidade de cinco anos na Copa Davis diante dos croatas Ivan Dodig e Franco Skugor. Com a derrota, o Brasil fica em situação delicada na série que vale a permanência no Grupo Mundial da Copa Davis.
Leia Mais:
Melo e Soares não saem frustrados, mas lamentam chances perdidas
Capitão prega superação e diz: 'Vamos colocar fogo nos jogos'
Mesmo empurrados pela torcida na quadra de saibro do Costão do Satinho, em Florianópolis, Melo e Soares perderam por 3 sets a 1, parciais de 6/0 3/6 7/6 (7/2) 7/6 (7/3) em batalha de 3h30min.
Essa é apenas a segunda derrota de Melo/Soares em 11 jogos na Copa Davis. Eles vinham de uma série de oito vitórias consecutivas no torneio e não perdiam na competição desde o duelo na repescagem contra a Índia, em 2010.
Com a vitória, os croatas abrem 2 a 1 na série melhor-de-cinco e só precisam vencer mais um jogo nesse domingo para garantir a vaga na divisão de elite do tênis. Já o Brasil precisa ganhar os dois jogos de amanhã para conseguir a virada.
O primeiro confronto será entre Thomaz Bellucci, 30º e Borna Coric, 33º, às 10h. O brasileiro precisa vencer para empatar o jogo e forçar a quinta partida. Caso o croata vence, os europeus fecham o duelo.
O JOGO
O primeiro set foi um desastre para os brasileiros. Irreconhecíveis, Melo e Soares demoraram para entrar no jogo, foram quebrados três vezes e viram os rivais fecharem com um "pneu", como é chamado o placar de 6/0 na gíria do tênis.
Na segunda etapa, bastou confirmar o serviço pela primeira vez para os brasileiros entrarem na partida. Eles sacaram firme e sustentaram o serviço com firmeza até o oitavo game, onde quebraram com voleio de Soares junto à rede. Melo sacou bem na sequência e o Brasil fechou o set com um 6/3.
Na terceira parcial, o equilíbrio se manteve. O ápice do set aconteceu no quinto game, com Skugor no saque, onde os brasileiros tiveram seis break-points e não conseguiram a quebra em game que durou quase 20 minutos. Foram ao todo nove chances de quebra perdidas na parcial, sendo sete dos brasileiros. Sem quebras, o set seguiu até o tie-break, onde os europeus pularam na frente cedo com dois lobs de Dodig e fecharam com bom saque de Ivan, que é parceiro de Melo no circuito - pela primeira vez os dois se enfrentaram.
No quarto set, o equilíbrio se manteve e somou-se à tensão. Os croatas quebraram no sétimo game, abriram 5/3 e sacaram para a partida. A torcida fez pressão, Dodig se irritou, cometeu dupla-faltas e o Brasil devolveu a quebra, se mantendo vivo na partida. Os croatas ainda saíram de um 15/30 no 12º game antes de levar o set ao tie-break. No desempate, tudo igual até o 3 a 3, quando Melo e Soares passaram a cometer erros bobos na rede e vira os rivais marcarem quatro pontos seguidos para sacramentar a vitória.