Bia Haddad Maia, número 17 do mundo, conseguiu melhorar seu nível de tênis nesta sexta-feira, venceu um set, mas não foi o suficiente para acabar com sua má fase que dura há quase três meses. Crédito: Marcelo Leão/CBT
Veja como foi - Entre em nosso canal do Whatsapp!
A brasileira foi superada pela espanhola Jessika Bouzas Maneiro, 69ª colocada, no confronto entre as duas número 1 dos países, por 2 sets a 1 com apertados 6/3 4/6 6/4 após 2h11min em confronto realizado em Ostrava, na República Tcheca, no piso duro e coberto.
Com a derrota de Laura Pigossi diante de Sara Sorribes por 6/3 7/5, o Brasil perde o confronto e não tem mais chances de classificação para as finais realizadas em setembro em Shenzhen, na China.
Bia segue com apenas duas vitórias no ano, no Australian Open, no final de janeiro. E soma sua oitava derrota seguida, a 11ª em 13 jogos em 2025. De positivo o set vencido, o primeiro desde o torneio de Doha, no Qatar, no meio de fevereiro, e o melhor nível em comparação com os cinco jogos anteriores onde chegou a levar três pneus incluindo o de quinta-feira contra Linda Noskova pela primeira rodada contra a República Tcheca.
O Brasil agora espera rival para novembro na repescagem para tentar voltar aos Qualifiers em 2026.
O jogo
A brasileira começou bem o jogo, dominando no fundo, abriu 3 a 0 e parecia que teria um dia diferente. Mas as duplas-faltas vieram e seu jogo perdeu confiança. Acabou levando seis games seguidos da rival que estreava na competição mais tradicional de equipes do esporte no feminino.
No segundo set Bia conseguiu ir mantendo o seu saque, elevou o nível, quebrou no fim, manteve e fechou, mostrando mais confiança principalmente no serviço. Ela saiu na frente com quebra no terceiro set, mas Bouzas elevou o nível, virou para 2 a 1. O jogo ficou equilibrado, saque a saque até Bia sacar em 4/5. Um winner no primeiro match-point deu a vitória e o triunfo da espanha no confronto.