A russa de nascimento Daria Kasatkina, 12ª da WTA, anunciou aos 27 anos que passará a defender as cores da Austrália no circuito profssional. Homossexual assumida, Kasatkina é uma voz que se coloca contra o governo central russo.
Crédito: QatarTennis
Entre em nosso Canal no Whastapp
Em mensagem publicada nas redes sociais, Dasha anuncia que teve seu pedido de residência permanente aceita pela Austrália e que tomou a decisão por defender sua nova casa.
A russa vive nos Estados Unidos desde 2018 e em 2021 foi uma das tenistas que saiu em defesa da Austrália quanto ao sistema de quarentena e isolamento durante a pandemia de Covid.
"Estou feliz em anunciar que minha aplicação para residência permanente na Austrália foi aceita pelo governo local. A Austrália é um local que eu amo, é incrivelmente acolhedor e um lugar onde me sinto totalmente em casa", iniciou sua mensagem a tenista.
Em 2022, Kasatkina assumiu publicamente seu relacionamento com a compatriota Nadezhda Karpova, que é jogadora de futebol. Na ocasião, a tenista criticou seu país por retrocessos sociais contra pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.
"Eu amo estar em Melbourne e estou ansiosa por fazer de lá meu lar. Como parte deste processo, estou feliz em anunciar que passarei a representar minha nova casa, a Austrália, na minha carreira no tênis a partir de agora", seguiu ela.
Kasatkina ainda voltou a criticar decisões governamentais de seu país e em especial o governo central do Kremilin ao se opor publicamente contra a Guerra na Ucrânia e favorável ao boicote de cumprimento promovido por ucranianas contras adversárias russas.
"Obviamente, tomar essa decisão não foi fácil. Quero expressar minha gratidão pela minha família, treinadores e todo mundo que me apoiou nesta jornada no tênis até agora. Eu sempre tive respeito e profunda admiração por minhas raízes, mas estou muito feliz por este novo começo carregando a bandeira da Austrália", concluiu a tenista agradecendo o apoio dos fãs.
Kkasatkina não é a primeira russa naturalizada austaliana. As irmãs Arina e Anastasia Rodionova e Daria Saville são atletas russas naturalizadas australianas.