X

Jovem talento italiano, Cina se inspira em Djokovic e tem apelido curioso

Sexta, 21 de março 2025 às 11:42:03 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Jovem talento italiano de 17 anos, Federico Cina venceu seu primeiro jogo nível ATP no Masters 1000 de Miami, nos Estados Unidos, e revewlou suas preferências em um bate-papo com o site da entidade. Crédito: Andrew Eichenholz/ATP Tour



Entre em nosso canal do Whatsapp!

“Djokovic é meu favorito. Para mim, a maneira como ele jogou é a melhor", disse o sorridente jogador.

Cina derrotou o argentino Francisco Comesana na estreia do Masters americano: “Estou muito feliz. Foi muito difícil — uma partida muito, muito difícil, mas estou muito feliz por vencer”, disse Cina. “Comecei a partida muito bem, mas depois que peguei a quebra, joguei um tie-break muito bom. E então no segundo set, eu estava 5 a 2 acima, e então tive cãibras, mas fui muito bom em ficar lá em todos os pontos.”

Cina mostrou sua habilidade de perseverar na partida — ele sofreu cãibras no calor da Flórida devido a um choque físico. A sensação depois de selar o match point é uma que o vencedor vai lembrar para sempre, no entanto.

“Eu fiquei tipo, ‘Uau’, porque eu não esperava (por isso), porque eu realmente não conseguia mais me mover. Mas eu estava muito feliz.”

Cina vem de uma família de tênis. Seu pai, Francesco Cina, é seu treinador. Francesco chegou ao Top 500 em simples e duplas. Naturalmente, Federico começou a praticar o esporte.

“Eu era muito pequeno, tipo um ano de idade”, disse Cina. “Com meu pai, com minha família, em casa, eu joguei e me apaixonei.”

O apelido do nativo de Palermo é 'Palli' porque quando sua mãe, Susanna, foi fazer um ultrassom de gravidez, ela viu uma bolinha. Em italiano, palli significa bolinha.

O talento de Federico não é nada pequeno. Em janeiro passado, Cina chegou ao quarto lugar do mundo no júnior aos 16 anos. Não demorou muito para que ele mostrasse seu potencial no nível profissional.

Na semana passada, o adolescente avançou para sua primeira final do ATP Challenger Tour em Hersonissos, Grécia, derrotando o semifinalista do Aberto da Austrália de 2021, Aslan Karatsev, em sets diretos nas últimas quatro.

“Foi minha primeira final em um Challenger. Joguei muito bem. (Isso me deu) muita confiança”, disse Cina. “Eu cresci toda vez (que joguei), e isso é muito bom.”

Cina pode ser o próximo na fila de italianos em rápida ascensão. Há 11 italianos no Top 100 desta semana. Antes de conduzir esta entrevista, Flavio Cobolli deu um grande abraço em Cina.

"Eu os vejo sempre na TV no melhor nível, então é muito inspirador para mim", disse Cina.

Foi uma experiência especial em Miami para Cina, que já treinou com Carlos Alcaraz e Stefanos Tsitsipas. Para seu primeiro evento do ATP, Federico está competindo em um sorteio com o 24 vezes campeão principal Djokovic, Alcaraz e muitas outras estrelas, incluindo seu próximo oponente: o ex-top 3, o búlgaro Grigor Dimitrov, atual vice-campeão do torneio.

"Tão legal, porque eu sempre os vi na TV. Nunca os vi pessoalmente. Mas é tão legal e estou aproveitando cada momento aqui."

teninews.com.br
br.jooble.org