O grego Stefanos Tsitsipas, 11° da ATP, conquistou uma duríssima vitória diante do italiano Matteo Berrettini, 30°, após 1h58 de partida com placar de 7/6 (7-5) 1/6 6/4 e se garantiu na semifinal do ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes.
O grego começou a entrevista em quadra falando sobre estar em sua primeira semifinal em nível ATP desde julho do ano passado: "Sim. É uma ótima sensação estar de volta a uma fase tão avançada em um torneio. Sinto que isso devolve um sorriso ao meu rosto saber que tenho jogado um bom tênis em muito tempo, a ponto de chegar a uma semifinal em um ATP 500", declarou.
"Foi um jogo difícil, hoje, cheio de altos e baixos. O primeiro set eu tive que colocar um esforço pars finalizá-lo, mas realmente não consegui no segundo e foi bem ruim a forma como manejei as coisas. É meio confuso em como consegui achar a vitória no final, porque eu estava entrando em batalhas mentais durante o jogo", confessou.
O grego ainda concordou que o duelo d=contra Berrettini foi do tipo que poderia ter mudado em um único ponto: "Eu entendi que muito dependia do saque. Senti que nos momentos mais apertados e de oportunidades de quebra, a maioria dele, eu não fui capaz de vencer e depois do primeiro set parecia que eu estava caçando esse ponto (que fez a diferença). Ele esteve sempre muito próximo e estou feliz de ter conseguido fazer a minha parte", finalizou.
Jogando sua primeira semifinal desde Gstaad, Suíça, onde justamente foi derrotado por Berrettini, Tsitsipas encara o holandês Tallon Griekspoor, que bateu o russo Daniil Medvedev.
O grego busca sua primeira final desde o ATP 500 de Barcelona em 2024 quando foi superado pelo norueguês Casper Ruud.