Durante a entrevista coletiva ao ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o australiano Alex de Minaur foi questionado sobre as diferenças do top 10 de 5 ou 6 anos atrás, quando ele ascendeu no circuito com o de agora e fez uma grande reflexão.
Entre em nosso Canal no Whatsapp
"Esta é uma boa pergunta. Sinto que agora o tênis está evoluindo para um esporte em que a velocidade da bola é um pouco mais rápida. Sinto que as pessoas estão batendo na bola com muito mais força. Você está perdendo um pouco daquela variedade que talvez você tivesse com pessoas como Roger (Federer) por aí", iniciou o australiano que ganhou destaque no circuito por sua velocidade em quadra, especialmente do ponto de vista defensivo.
"Parece que tudo é muito mais rápido, certo, por causa da tecnologia, raquetes, bolas. As condições são mais lentas, todo mundo está batendo na bola com muito mais força", declarou ele que também se destaca por tentar buscar jogar junto à rede.
"A velocidade média da bola — eu precisaria de uma checagem de fatos — mas tenho quase certeza de que aumentou desde que comecei no circuito. Tudo é um pouco mais rápido. Você tem um pouco menos de tempo para pensar", ressaltou.
"No passado, você tinha alguém como Rafa, que jogava com muito spin, peso e diferentes formas (variação). Bola completamente diferente, mas pelo menos você tinha um pouco de tempo para pensar sobre isso. Isso meio que te espalhava de maneiras diferentes. Havia mais ângulos (em disputas de bolas)", analisou Minaur.
"Agora parece que é muito rápido e meio que, sim, bater forte, acho que é provavelmente a melhor maneira de descrever", tentou resumir o australiano.
"Como jogador, tive que me adaptar e meio que encontrar maneiras de bater na bola um pouco mais forte só para me adaptar. É adaptar ou morrer", finalizou rindo.