Um dia após surpreender e vencer o sérvio Novak Djokovic, o americano Reilly Opelka, 293º da ATP, está na grande final do ATP 250 de Brisbane, na Austrália, ao superar, no duelo de gigantes, o francês Giovanni Mpetshi Perricard, 31º.
O americano de 2,11m de altura entrou na chave em Brisbane fazendo uso de ranking protegido ao passar uma temporada e meia afastado do circuito para a retirada de um tumor benigno na articulação do quadril.
Sua semana de redenção foi coroada com uma vitória em 6/3 7/6 (7-4) após 1h25 diante do francês de 2,05m de altura, na partida previamente classificada como "Batalha dos Saques". Opelka disparou na partida 12 aces a 10 de Perricard, que venceu 79% dos pontos jogados com seu primeiro serviço a 84% de aproveitamento do americano.
Perricard deixa o torneio australiano com 85 aces convertidos.
Aos 27 anos, Opelka está de volta ao top 200 da ATP com sua classificação à final em Brisbane e ali, o tenista busca seu quinto título em nível ATP. Esta será sua primeira final em pouco mais de dois anos, desde que foi campeão em Houston, em agosto de 2022.
Opelka encara na grande final o tcheco Jiri Lehecka, 28º, que viu o atual campeão do torneio, o búlgaro Grigor Dimitrov, 10º , desistir da partida em razão de uma lesão quando perdia em 6/4 4/4.