Durante a coletiva de imprensa em Brisbane, na Austrália, Nick Kyrgios fez um grande discurso sobre o caso de doping de Jannik Sinner e prometeu não se calar. Ele chamou de horrível para o esporte como foi conduzido.
"Primeiramente, quero dizer, alguém como eu, que nunca, nem em toda a minha vida, tentaria se dopar neste esporte. Isso é algo, quero dizer, especialmente passando por uma lesão como a que passei, obviamente há coisas por aí que podem acelerar a cura, me ajudar a voltar ao nível principal, ajudar na minha recuperação. Há tantas coisas que são proibidas no nosso esporte que eu poderia ter feito para me recuperar mais rápido. Dois anos fora do esporte no meu auge, basicamente eu tinha 28 anos, competindo por Wimbledon, US Open. Eu tive uma lesão em que eu poderia ter feito coisas para voltar. Isso não é quem eu sou. Eu sempre fui contra isso. Então, para mim, quando as pessoas dizem que sou desrespeitoso com o esporte, acho que alguém assim, que tentou fraudar o processo e, na verdade, não fez isso por mérito próprio, é o desrespeitoso, na minha opinião. Mas, sim, quero dizer, eu tenho que ser franco sobre isso porque não acho que haja pessoas o suficiente falando sobre isso. Acho que as pessoas estão tentando varrer para debaixo do tapete e dizendo isso sobre a quantidade e tudo isso. Não tem nada a ver com isso. E não há tratamento justo para cada jogador", disse o australiano usando o caso recente de seu compatriota Max Purcell como exemplo.
"Vimos isso com Max Purcell. A razão pela qual é diferente é porque ele foi às autoridades primeiro, ele admitiu que tinha feito algo que estava na lista proibida. Ele foi franco sobre isso. É assim que deveria ser, em vez de toda essa varredura para debaixo do tapete, sem saber, pontos de interrogação. Certo, ele é o número 1 do mundo, ele é um tenista incrível. Eu nunca disse que ele não é. Eu só acho que o tratamento tem que ser justo para todos. Eu só acho que isso tem sido tratado de forma horrível em nosso esporte. Dois números 1 do mundo (Iga Swiatek, pegou apenas um mês e foi divulgado já no fim da pena) sendo punidos por doping é nojento para o nosso esporte. É uma visão horrível. Sim, a integridade do tênis agora, e todo mundo sabe disso, mas ninguém quer falar sobre isso, é horrível. É realmente horrível. E não está certo. Eu sei que as pessoas não gostam quando eu simplesmente falo sobre as coisas, sou honesto sobre as coisas. Para um garoto que cresceu jogando tênis, eu gostava da competição, eu gostava de jogar. Eu posso ficar emotivo, eu posso jogar uma raquete, mas isso não é nada comparado a trapacear e tomar drogas para melhorar o desempenho. Isso é ridículo na minha opinião. Eu não vou me calar sobre isso de qualquer maneira. Desculpe, provavelmente me estendi um pouco demais. Esses são apenas meus pensamentos honestos.”
Ao ser perguntado se ele acredita que Sinner se dopou, Kyrgios respondeu: "Bem, quero dizer, sua pergunta é se eu acho que ele falhou em dois testes de drogas esteroides, o que de fato aconteceu? Ele falhou em dois testes de doping em momentos separados também. Não foi um após o outro. Eles foram em períodos de tempo diferentes. Então, quero dizer, se você acha que foi assim que entrou no sistema dele. Se é assim que você acha que aconteceu, então... Mas, quero dizer, se ele não fez nada de errado, então por que eles tiraram o prêmio em dinheiro e os pontos dele ? (tiraram a pontuação e o dinheiro do torneio de Indian Wells) Obviamente eles encontraram algo errado com isso. Obviamente a WADA apelou por causa de tudo isso. Tipo, quer dizer, eu emprego minha equipe centenas e milhares de dólares para serem os profissionais que são, para garantir que isso não aconteça. Então eles sabiam que isso aconteceu. Por que esperaram de cinco a seis meses para fazer algo a respeito ? Ele manteve o time por cinco meses. Você sabe o que quero dizer ? Como se isso não fizesse sentido. Tipo, se eles soubessem disso duas semanas depois, por que você manteve o mesmo time ? Eu ficaria furioso. Se meu fisioterapeuta me contaminasse, me colocasse nessa posição, eu provavelmente nunca mais falaria com o cara. Ele teve o cara na equipe dele por cinco meses, agindo como se nada tivesse acontecido. Isso é algo suspeito, se você me perguntar, sim.”