X

Thiago Monteiro: 2024 com grandes vitórias e Ponto do Ano

Segunda, 16 de dezembro 2024 às 15:11:25 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Jean Kanzler - A temporada de 2024 chega ao fim, e para Thiago Monteiro, foi marcada por altos e baixos, com vitórias importantes sobre dois Top 10. Fizemos uma retrospectiva do ano do cearense, que terminou o ano na 109ª posição mundial.



Entre em nosso canal do WhatsApp!

 

Aos 30 anos, o cearense Thiago Monteiro viveu bons momentos em 2024. 61 do mundo em 2022, Thiago passou por altos e baixos em 2024, com momentos de alto nível, principalmente na temporada de saibro europeia, mas sem os resultados necessários para se manter no Top 100 desta vez. Em torneios ATP, foram 13 vitórias e 13 derrotas, incluindo triunfos sobre Stefanos Tsitsipas e Casper Ruud.

Thiago iniciou o ano com quartas de final no Challenger de Punta Del Este, no Uruguai, e oitavas de final no Challenger de Buenos Aires. Conquistou duas vitórias em dois jogos defendendo o Brasil na Copa Davis, contra a Suécia, no final de janeiro, ajudando a equipe brasileira a avançar na competição por países. Em fevereiro, Monteiro atingiu as quartas de final no ATP 500 Rio Open, de uma forma curiosa: na primeira rodada, viu o espanhol Carlos Alcaraz, então número 1 do mundo, sofrer uma torção e desistir logo no terceiro game do duelo contra o brasileiro, que, obviamente, não tem nada com isso e seguiu na competição, vencendo Felipe Meligeni na segunda rodada e sendo eliminado pelo argentino Sebastian Baez, de virada. Monteiro seguiu para o Challenger de Santa Cruz, na Bolívia, onde fez boa campanha, até as semifinais; e depois acabou eliminado na primeira rodada do quali do Masters de Miami, novamente em jogo apertado.

Monteiro então voltou ao saibro em abril, e começou mal a nova gira de torneios, sendo eliminado de forma precoce nos Challengers de São Leopoldo, Florianópolis e Oeiras, Portugal. Foi então que, de forma improvável, o cearense engatou a melhor sequência de jogos da temporada: No Masters 1000 de Madrid, furou o qualificatório e superou o sérvio Dusan Lajovic no primeiro jogo da chave principal. Na segunda rodada, alcançou sua maior vitória do ano, sobre o grego Stefanos Tsitsipas (melhores momentos no vídeo abaixo), então 7 do mundo, com uma atuação convincente e 6/4 6/4 no placar. Na terceira rodada, acabou eliminado por Jiri Lehecka.  

Monteiro seguiu para o Masters 1000 de Roma, onde manteve o alto nível apresentado em Madrid e mais uma vez furou o qualificatório e, embalado, venceu o experiente francês Gael Monfils (38º naquele momento) na primeira rodada. Thiago venceu mais duas difíceis partidas, contra Jordan Thompson e Miomir Kecmanovic, 35 e 58  do ranking respectivamente; e acabou eliminado nas oitavas de final por Zhizhen Zhang, 56º. Em Roland Garros, mais um qualificatório superado, com três vitórias, reencontrando o sérvio Kecmanovic na chave principal, desta vez sendo eliminado em quatro sets.

Dentro do Top 100 com as campanhas em Madrid e Roma, a curta temporada de grama não rendeu muito para Monteiro, que parou na segunda rodada em Mallorca e na estreia em Wimbledon; e então o brasileiro voltou para onde tem seu melhor desempenho: no saibro europeu. No forte Challenger de Salzburgo, na Áustria, Monteiro fez boa campanha e parecia que levantaria o troféu do torneio, mas parou nas semifinais para Kyrian Jacquet. Monteiro seguiu para o ATP de Bastaad, na Suécia, onde conseguiu mais uma importante vitória, sobre o norueguês Casper Ruud (9º na ocasião), consolidado no Top 10 e especialista na terra batida; mas que viu o brasileiro ter uma atuação irretocável e aplicar 6/3 6/3, sem grandes dificuldades (veja os melhores momentos abaixo). Porém, Thiago acabara eliminado no jogo seguinte, nas quartas de final, para Dujan Ajdukovic, 130º. Ainda no saibro europeu, Monteiro fez oitavas de final no ATP e Umag, Croácia, e parou na estreia dos Jogos Olímpicos de Paris, para Sebastian Baez.

 

Monteiro seguiu para a reta final de temporada. No Us Open, nenhuma sorte ao enfrentar logo de cara o francês Ugo Humbert, 17º e em grande fase, sendo eliminado por três sets a zero. Após fazer quartas de final do tradicional Challenger de Genoa, na Itália, Monteiro mais uma vez representou o Brasil na Copa Davis, com uma vitória e duas derrotas no Grupo Mundial da competição, num difícil grupo com Bélgica, Holanda e Itália. O brasileiro seguiu para Bad Waltersdorf, na Áustria, para a disputa do challenger local, onde acabou desitindo no meio de sua partida de quartas de final, com uma lesão no ombro. Após uma pausa nos torneios, ele retornou às quadras em outubro, mas sem grande sucesso, tendo como melhor resultado as quartas e final no Challenger de Montevidéu, Uruguai; e no mais, eliminações logo nas primeiras rodadas nos ATPs da Basileia, Suiça, Antuérpia, na Bélgica, e Metz, França. Monteiro ainda tentou somar pontos para se manter no Top 100, disputando alguns challengers que não estavam previstos, mas encerrou o ano sendo eliminado para Hady Habib, na ocasião 300 do mundo e agora 216, no Challenger de São Paulo.

Ponto do Ano: A tradicional votação para escolher o melhor ponto da temporada da ATP foi vencida por Thiago Monteiro em 2024, que no duelo final, desbancou o número 1 do mundo,  Jannik Sinner. Monteiro concorreu por um ponto sensacional contra o australiano Jordan Thompson no Masters 1000 de Roma. Na ocasião, ele aplicou um lob estando de costas, fora do alcance do adversário, em um lance de extrema dificuldade. Confira a jogada no vídeo abaixo, onde o brasileiro também explicou a jogada.

 

Em novembro, o tenista lançou uma reflexão em sua rede social: “Persistirei até alcançar êxito. Os prêmios da vida estão no fim de cada jornada, não próximos do começo; não me é dado saber quantos passos são necessários a fim de alcançar o objetivo. O fracasso pode ainda se encontrar no milésimo passo. O êxito, contudo, se esconde atrás da próxima curva da estrada. Jamais saberei a que distância está, a não ser que dobre a curva. "Sempre darei um passo avante. Se este for em vão, darei outro e mais outro. Em verdade, dar um passo de cada vez não é difícil", refletiu Monteiro.

teninews.com.br
br.jooble.org