Premiada como a melhor tenista eslovaca do ano, Rebecca Sramkova, atual 46ª do mundo, disparou uma crítica contra seus próprios pais que a expulsaram de casa em 2014. Crédito: Getty Images for ITF
Ela fez o desabafo em plena premiação. Falando da jovem e talentosa Mia Pohankova (nascida em 2008 e futura do tênis eslovaco), a jogadora disparou “Gostei muito da forma como os pais de Mia Pohankova choraram pelos seus sucessos. Meus pais certamente não chorarão por mim. Alguém quer me adotar ?"
A jovem de Bratislava, de 28 anos, que teve o pai Jozef como treinador durante toda a primeira parte da carreira, foi expulsa de casa aos 18 anos. O motivo parece ter sido o relacionamento, oficializado dois anos depois e encerrado em 2021, com o técnico da equipe eslovaca de caiaque Petr Liker , doze anos mais velho que ela. Segundo a imprensa eslovaca, o pai não recebeu bem a notícia e rompeu qualquer tipo de relação com a filha, que aos dezoito anos teve de enfrentar as dificuldades econômicas e pessoais de iniciar uma carreira desportiva de alto nível sem qualquer apoio por parte da família e ter que se virar da melhor maneira possível.
Segundo o pai, as relações têm melhorado significativamente nos últimos tempos e talvez a melhoria da situação familiar tenha permitido a Sramkova fazer final no WTA de Jiujiang e Monastir e o título em Hua Hin . Ela ajudou seu país com a inédita final da Billie Jean King Cup contra a Itália.