X

Sul-coreanos Kwon e Hong anunciam alistamento militar e ficam fora do circuito

Quinta, 12 de dezembro 2024 às 11:15:31 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Nesta quinta-feira dois dos principais tenistas sul-coreanos, Seongchan Hong, 150º do ranking da ATP e número 1 de seu país, e Soonwoo Kwon, 2 do país e 349º, anunciaram que entrarão para o serviço militar obrigatório em 13 de janeiro.



Crédito: Andrew Eichenholz/ATP Tour

Aos 27 anos, os dois tenistas estão chegando próximos à idade limite de alistamento previsto em lei na Coreia do Sul. 

Ex-top 52 da ATP e dono de dois títulos neste nível, Kwon (foto) vivia uma temporada de recuperação após afastamento de 13 meses do circuito para tratar uma lesão no ombro. Hong, por sua vez, vivia a melhor temporada de sua carreira em uma ascensão de 120 posições, mesmo sem nenhum título conquistado.

Kwon e Hong foram titulares absolutos na histórica classificação do país na Copa Davis para a disputa do qualificatório dos grupos das Finais do torneio. Em fevereiro, a Coreia do Sul enfrentará a República Tcheca.

Dada situação de política interna na Coreia do Sul, é possível afirmar que o exército do país possa te antecipado o alistamento dos dois tenistas. Pelas regras, é ainda possível que Kwon, que tem uma lesão crônica, preste o período obrigatório em serviço público como escolas ou polícia, após o período inicial de treinamento militar.

 

De acordo com as regras da Coreia do Sul, jovens entre 18 e 20 anos, que não estão cursando universidade, são obrigados a prestarem o serviço militar do país. Os casos de exceção são de universitário que se alistam aos 24 anos em média e pessoas que "prestam serviço público à imagem do país" ou "defendem o país", caso que se aplica a artistas e atletas de nível internacional, respectivamente, que devem se alistar entre os 27 e 29 anos, com prazo máximo de aceitação aos 30 recém completos.

Caso nenhum dos tenistas opte por servir na Marinha do país, o período de serviço militar obrigatório é de 18 meses. Na Marinha, o período mínimo é de 24 meses.

Pelas regras do circuito profissional de tênis, ao retornar do serviço militar, os dois tenistas poderão fazer uso de ranking protegido, a constar do ranking do dia do alistamento, para se inscreverem em competições.

teninews.com.br
br.jooble.org