Mesmo com o caso de doping reaberto pela WADA e com possibilidade de alta punição, Jannik Sinner foi votado pelos fãs como o favorito da temporada em enquete realizada pela ATP.
Leia Mais:
Nastase sobre Sinner: 'Se fosse romeno e não fosse número 1...'
Entre em nosso canal do Whatsapp
Este é o segundo ano seguido que Sinner ganha a premiação: "Só quero agradecer a todos os fãs ao redor do mundo por votarem em mim", disse Sinner, saindo da temporada de maior sucesso de sua carreira profissional de seis anos. "Significa muito para mim porque os votos vêm de todos vocês. Vocês são a razão pela qual eu amo jogar tênis. O apoio tem sido incrível durante toda esta temporada."
Sinner abriu 2024 com uma sequência de 16 vitórias, uma sequência perfeita que incluiu seu primeiro troféu importante em Melbourne, onde se tornou o primeiro italiano na Era Aberta a ganhar o título de simples do Aberto da Austrália. No total, ele conquistaria oito títulos, o melhor do ano, incluindo seu segundo grande triunfo em simples no US Open, três Masters 1000s (Miami, Cincinnati, Xangai) e o ATP Finals. Ele coroou o ano liderando uma defesa bem-sucedida do título da Copa Davis para a Itália.
O jogador de 23 anos é o 19º jogador a reivindicar o status de número 1 do mundo no final do ano, e apenas o terceiro homem na Era Aberta a vencer seus dois primeiros títulos de Grand Slam na mesma temporada, um feito alcançado pela última vez pelo argentino Guillermo Vilas em 1977. Em 79 partidas (73-6), Sinner nunca perdeu uma partida em sets diretos, colocando-se lado a lado com o vencedor recorde de 19 vezes Favorito dos Fãs, Roger Federer. Sinner e Federer são os únicos jogadores a conseguir isso (mínimo de 20 partidas jogadas) na Era Aberta.
Esta não é a primeira viagem de Sinner ao pódio do ATP Awards: ele foi nomeado Revelação do Ano em 2019, e no ano passado levou para casa as honras de Jogador Mais Aprimorado do Ano e Favorito dos Fãs.