Por Jean Kanzler - O sérvio Novak Djokovic e o britânico Andy Murray, que agora se unem como jogador e técnico, protagonizaram uma importante rivalidade no mundo do tênis, principalmente no período de 2007 a 2017, onde tiveram dezenas de duelos, incluindo finais de Grand Slams.
Leia Mais:
Djokovic contrata Murray como novo técnico para 2025
Entre em nosso canal do Whatsapp
Novak Djokovic é o recordista de títulos de Grand Slam (24) e também de semanas como número 1 do ranking da ATP (428), e ao longo de sua carreira protagonizou inúmeras conquistas e recordes quebrados, sendo apontado por muitos como o maior da história do tênis. Ao todo, são 99 títulos conquistados pelo sérvio. Andy Murray, número um do mundo por 41 semanas, foi um dos principais adversários de Djokovic em sua carreira, e também colecionou títulos e marcas importantes no circuito: são 46 taças no total, sendo 3 em Grand Slams, e ainda conquistou dois ouros olímpicos em simples, em Londres 2012 e Rio 2016.
Confronto direto: Djokovic e Murray se enfrentaram 36 vezes em competições oficiais, e o sérvio leva vantagem com 25 vitórias, contra 11 do britânico. A maior parte dos confrontos ocorreu em quadras duras, onde Djokovic leva ampla vantagem por 20 a 8, e também é a superfície que mais rendeu vitórias ao sérvio. No saibro, Murray venceu apenas uma vez, frente a cinco triunfos de Djokovic, que tem ainda uma vitória por W.O. nesta superfície, mas que não conta para o histórico oficial de partidas. E na grama, é onde Andy tem vantagem, com duas vitórias na superfície, contra nenhuma de Nole.
Finais de Grand Slam: Os dois tenistas se enfrentaram em seis oportunidades em finais de Grand Slam, com vantagem de Novak Djokovic com cinco a dois nos embates decisivos nos quatro maiores torneios do mundo. No Australian Open, ampla vantagem de Djokovic, que venceu as quatro finais que fizeram em Melbourne (2011,2013,2015 e 2016). Em Roland Garros, apenas um confronto em finais, com vitória para o sérvio em 2016. Em Wimbledon, vantagem para Murray, que venceu a única final disputada entre eles no tradicional torneio de grama, em 2013. Já no US Open, disputado em Nova Iorque (EUA), Murray venceu a única final que fizeram, em 2012, se sagrando campeão.
Big 4: juntamente com com Rafael Nadal e Roger Federer, Djokovic e Murray formam o chamado "Big Four", que seriam os quatro maiores tenistas desta geração. Primeiramente surgiu o nome do “Big 3”, sem Murray, que posteriormente foi crescendo, conquistando títulos, e entrou para o prestigiado grupo. De todos os quatro, apenas Novak está em atividade.
RAIO X - Novak Djokovic Vs Andy Murray
Confronto direto ATP Tour: 25 X 11
Total de títulos na carreira: 99 X 46
Títulos de Grand Slam: 24 X 3
Finais de Grand Slam entre si: 5 X 2
Finais ATP em geral entre si: 11 X 8
Semanas Nº 1 do mundo: 428 x 41
Jogos vencidos na carreira: 1124 x 739