Chegou ao fim, na noite desta terça-feira, a carreira de um dos maiores ícones do tênis: Rafael Nadal. Ele estabaleceu marcas que serão difíceis de se superar por qualquer outro grande do esporte que venha a surgir nos próximos anos.
Entre em nosso canal do Whatsapp - Entre em nosso Bluesky
Recorde de semanas no top 10
Foram quase 18 anos de semanas consecutivas dentro do top 10. Um total de 912 semanas seguidas entre 25 de abril de 2005 e março de 2023m interrompidas é claro pela lesão no psoas que o obrigou a fazer cirurgia no ano passado
Recorde de títulos em um Grand Slam
Foram 14 canecos em Roland Garros, mais que o dobro do segundo maior vencedor, Bjorn Borg com seis e mais que os dez títulos de Novak Djokovic possui no Australian Open.
Temporadas seguidas ganhando pelo menos um Grand Slam
A consistência nos grandes torneios foi um mote da carreira de Rafael Nadal. Ele acumulou dez anos vencendo pelo menos um Slam entre 2005 e 2014. Passou dois anos sem nada em 2015 e 2016 e na sequência passou em branco em 2021. O total foram de 22 títulos, a segunda maior marca do esporte no masculino atrás de Djokovic com 24.
Mais de dez títulos em quatro torneios diferentes
O seu Reinado no saibro proporcionou a incrível marca de ter dez ou mais títulos em quatro grandesa eventos diferentes. Foram 14 em Roland Garros, 12 em Barcelona, 11 em Monte Carlo e dez em Roma, os quatro maiores eventos no piso lento.
Série invicta em uma superfície
Falando em saibro, Nadal foi dominante e ficou por mais de duas temporadas inteiras sem perde um jogo no piso desde o torneio de Valência em 2005 para Igor Andreev até Hamburgo de 2007 para Roger Federer totalizando 81 partidas.
Títulos no piso lento
Foram 63 títulos de Nadal no saibro, Reinado incrível do espanhol.
Único a ganhar todos os principais títulos no saibro em um ano
O feito ocorreu em 2010. Ele ganhou em Monte Carlo, Madri, Roma e Roland Garros. Perdeu apenas dois sets contra Ernests Gulbis nas semifinais de Roma e outro em Madri contra Nicolas Almagro
Tenista mais jovem a vencer todos os quatro Grand Slams
Nadal completou o chamado Carreer Grand Slam com apenas 24 anos vencendo o último, o US Open, em 2010. Esse recorde é ameaçado por Carlos Alcaraz que só falta vencer o Australian Open e terá as edições de 2025 e 2026 para quebrar essa marca de Rafa.
Único jogador com 10 ou mais títulos em uma temporada antes dos 20 anos
Nadal foi um jovem prodígio e é o único a obter dez ou mais títulos com menos de 20 anos completados. Isso ocorreu em 2005 quando venceu na Costa do Sauípe, Acapulco, Monte Carlo, Barcelona, Roma, Roland Garros, Bastad, Stuttgart, Canadá, Pequim e Madri.
Maios número de títulos na Copa Davis
Nadal divide esse número com John McEnroe, mas ele tem cinco títulos de Copa Davis, maior número da era aberta, ou seja, da era profissional do tênis. O espanhol participou dos títulos em 2004, 2008, 2009, 2011 e 2019.