Por Ariane Ferreira - Laura Pigossi exaltou o apoio do público em São Paulo mesmo com sua derrota para a argentina Solana Sierra no primeiro jogo do confronto pela Billie Jean King Cup. Pigossi elogiou a mudança tática da rival e reconheceu não ter sabido reagir. Crédito: Luiz Candido/CBT
Pigossi começou fazendo uma análise da partida: "Pra mim, eu acho que ela é uma menina que ela gosta de pegar muito o jogo, então ela não tem um padrão tática, ou simplesmente ela vem pra cima como se fosse uma caixinha aqui presa. Em momentos muito importantes do jogo, muito pegados, ela foi para a bola e um break point que eu tive para fase 4/3, uma bola de esquerda na linha para lá, então acho que ela foi muito agressiva e essas bolas acabaram entrando e em momentos decisivos. Ali segundo set pra fazer um 3 a 2, uma paralela linha de direita acabou saindo um dedo, então acho que essas pequenas bolas também mudam muito o rumo do jogo."
Mais adiante, a paulistana seguiu reconhecendo o mérito da adversária: "Eu acho que nesse nível que a gente tá jogando, você não consegue somente ter uma tática. Eu comecei com uma tática, principalmente jogando mais pela direita dela. Essa mudança de altura fez muita diferença, mas ela é uma menina que tá bem no ranking também, que vem jogando os torneios, então ela soube se adaptar. No começo do jogo também, com certeza, ela tava muito nervosa, tava cometendo muito mais erros do que cometeu a partir do segundo set e no terceiro set. E ela conseguiu ser muito mais agressiva, eu não consegui me adaptar tão bem a essa mudança de jogo dela. Ela saía pegando muito mais, então acabava me colocando numa posição muito difícil pra eu também conseguir empurrar ela pra trás, então ela ficou jogando um pouco mais dentro e comandou melhor os pontos. Mas... Eu acho que ali no finalzinho eu achei a maneira de jogar, infelizmente foram alguns pontos que fizeram a diferença, que acabou entrando pra ela e saindo ali pra mim. Mas, feliz de ter tentado até o final, de ter deixado tudo que eu podia hoje ali. Mas, com certeza, como esse gosto amargo de quero mais".
Pigossi exaltou o ambiente no Ibirapuera e o apoio do público: "Quanto à atmosfera, foi incrível. É sempre maravilhoso poder jogar em casa. Jogar com o Ibirapuera lotado. E me senti muito bem. Infelizmente, não consegui a vitória. Eu tenho muitas coisas para melhorar e ajustar para amanhã. E que eu acho que, com certeza, vão fazer toda a diferença".
Ao ser perguntada o quê tira da derrota desta sexta para o duelo de sábado, Laura declarou: "Primeiramente as condições eram muito diferentes. Lá tinha bastante altura. Mas com certeza vou re-assistir o jogo e vou fazer uma tática diferente. Ela joga bastante parecido com a Solana, eu acho. Então, o bom é que eu já joguei três sets. Então, se eu conseguir manter a tática, principalmente ali do primeiro e do terceiro set, ali no final. Com certeza eu vou jogar melhor do que eu joguei semana passada".