Enzo Kohlmann, Eduardo Ribeiro e Gustavo Almeida estão nas quartas de final do ITF M15 - Brasil Tennis Classic, em Recife. Crédito: João Pires/Fotojump
Os três garantiram a vaga hoje em partidas vencidas em dois sets diretos nas quadras cobertas do Lagoa Iate Clube.
Pedro Sakamoto, o principal favorito ao título venceu o primeiro set por 6/3, mas desistiu no final do segundo set quando perdia por 5/2 para o argentino Juan Estevez, em função de uma torção no tornozelo. Desta forma, Estevez enfrentará Eduardo Ribeiro que venceu com tranquilidade Sean Hess(ARG) por 6/1 6/3. Foi em Recife, em 2022 que Ribeiro venceu o primeiro ITF da carreira. Dois anos depois e mais três títulos no currículo, o brasileiro espera seguir vencendo.
“Posso dizer que jogo bem em Recife. Acho que tem as condições mais rápidas como eu gosto, mas também tem a sensação, desde o primeiro torneio que joguei aqui tenho essa sensação boa, me sinto bem. Que siga assim”, falou Ribeiro.
No duelo brasileiro entre Ryan dos Santos e Gustavo Almeida, o juvenil paranaense levou a melhor, vencendo por 6/4 7/6(3). Almeida saiu de Curitiba e agora está treinando na Argentina, em Buenos Aires. Também analisa propostas de jogar o tênis universitário. A decisão vai depender dos resultados nesse final de temporada. De qualquer forma, as quartas em Recife vão levá-lo ao melhor ranking da carreira. Se parar por aqui. Seu próximo adversário será o cabeça dois Matia Soto, que venceu o também chileno Daniel Nunez, por duplo 6/4.
“Eu vou jogar todos os torneios que temos nesse final de ano na América do Sul e vamos ver como vai ser. Posso ficar treinando na Argentina ou seguir para os Estados Unidos”, disse Almeida que durante a carreira de juvenil foi treinado por Duda Marcolin do Instituto Ícaro.
Quem também deve ir para a melhor posição na ATP após esta semana, é Enzo Kohlmann, também com 18 anos, que alcançou as quartas depois de vencer Felipe de Dios(ARG) por 6/3 6/1. Kohlmann passou o qualifying e vem se mostrando mais consistente a cada jogo. O jovem disputou apenas 11 torneios profissionais até agora e chega às quartas de final pela segunda vez. Os dois pontos conquistados em Recife até o momento devem colocá-lo mais de cem posições à frente. Hoje ele é o 1492.
Seu próximo adversário será outro argentino, Juan La Serna, 633 da ATP e bem mais experiente.
“Vou tentar jogar o mais solto possível, a obrigação é toda do outro lado, lógico que seria muito importante fazer uma semifinal pela primeira vez, mas vou deixar o jogo fluir o máximo possível e se tudo der certo, sair com a vitória”, comentou Kohlmann.
Resultados de hoje:
Juan Estevez(ARG) d. Pedro Sakamoto(BRA) 2/6 5/2 des.
Eduardo Ribeiro(BRA) d. Sean Hess(ARG) 6/1 6/3
Enzo Kohlmann(BRA) d. Felipe de Dios(ARG) 6/3 6/1
Juan La Serna(ARG) d. João Loureiro(BRA) 6/0 6/0
Bautista Vilicich(ARG) d. João Schiessl(BRA) 6/3 2/6 6/4
Guido Justo(ARG) d. Juan Otegui (ARG) 6/1 6/3
Gustavo Almeida(BRA) d. Ryan dos Santos(BRA) 6/4 7/6(3)
Matia Soto(CHI) d. Daniel Nunez(CHI) 6/4 6/4
Confrontos de quartas de final
Juan Estevez(ARG) x Eduardo Ribeiro(BRA)
Enzo Kohlmann(BRA) x Juan La Serna(ARG)
Bautista Vilicich(ARG) x Guido Justo(ARG)
Gustavo Almeida(BRA) x Matia Soto(CHI)