O norte-americano Tristán Boyer, 160º do mundo, protagonizou uma cena bizarra e que tem gerado críticas nas redes sociais durante a disputa de primeira rodada do Challenger de Lima, no Peru, onde acabou superado pelo argentino Francisco Comensana, 99º.
Principal favorito ao título em Lima, Comensana precisou sair de 2/4 no terceiro set e após 2h13 fechou o placar em 6/4 1/6 6/4.
O duelo poderia ter sido marcado pela luta dos dois tenistas, mas acabou marcado por um "surto" de Tristán Boyer em quadra, ainda durante o set final.
Durante a disputa do oitavo game, Boyer recebeu uma segunda punição "warning" por "abuso de palavra" em quadra. Durante uma disputa de pontos, que deu o breakpoint a Comensana, Boyer gritou "shit, man" [cara, que merda! - numa tradução literal para o português]. O árbitro da partida o brasileiro Luis Parada.
Com a punição aplicada pelo brasileiro, de acordo com as regras da ATP, Boyer acabou recebendo um "penalty point", que é a perda de um ponto, o que gerou a primeira quebra para o argentino naquela parcial.
Inconformado, o americano decidiu rebater Parada: "De jeito nenhum, cara", disse duas vezes. "Nós estamos jogando um Challenger, você não tem que fazer isso. Ninguém liga para o que eu disse. Ninguém se importa. Ninguém aqui fala inglês", disparou o americano que há três semanas foi campeão do Challenger de Campinas, no interior de São Paulo.
Ao ouvir do árbitro brasileiro que "não importava" se o público entendeu, Boyer seguiu: "Claro que importa. Você não entendeu o momento, importa totalmente", seguiu indignado.
"'Não importa, cara?", perguntou o tenista se encaminhando ao seu banco. "Isso é ridículo. Ninguém aqui fala inglês, tem quatro loucos assistindo... é a primeira rodada de um Challenger em Lima, Peru, e você quer fazer isso?", seguiu questionando.
O árbitro brasileiro, principal autoridade em quadra, não alimentou a discussão com o tenista, que seguiu inconformado: "Você é ridículo. Ridículo. É inacreditável", seguiu ele reclamando.
As imagens foram gravadas pelo influencer de tênis peruano Miguel, à frente do perfil 'Desde la Qualy Perú'.
Enojadísimo Tristán Boyer con el umpire por el segundo warning que significó point penalty.
— Desde la Qualy Perú (@DesdeLaQualy_pe) November 5, 2024
Textualmente gritó: “Shit, man”. El point penalty le costó perder ese game. pic.twitter.com/A8C8nH9v3K
O jogo seguiu e Comensana voltou a quebrar o saque do americano no 10º game em erro do rival e fechou a partida. Ao fim do jogo, Tristan destruiu sua raquete, mas cumprimentou Parada e Comensana.
.@fran_comesana ganó un partido durísimo en el Challenger de Lima: remontó un 2-4 en el tercero y venció a Tristán Boyer por 6-4, 1-6, 6-4 en primera ronda
— Gonzalo Ferreyra (@gonzaloferreyr) November 5, 2024
Realmente podría haber caído para cualquiera de los dos lados. La reacción de Boyer lo deja clarísimo: destrozó la raqueta. pic.twitter.com/PClB0BdRbq