A campeã olímpica Qinwen Zheng acabou comentando sobre a pressão estética que tem sofrido por parte do público chinês. Apesar de não ter reclamado da situação, Zheng expõe um problema de sua sociedade.
Zheng, 7ª da WTA, foi questionada pelos jornalistas se tinha gostado da sessão de fotos que fez ao lado das rivais no torneio para a promoção do evento e o registo de gala histórico.
“Sim, eu sempre sou muito confiante na frente das câmeras", declarou ela e acabou revelando: "Não era assim quando eu tinha 19 anos, pois eu me sentia muito estranha. Eu sempre peço a eles (fotógrafos): 'Por favor, me ensinem algum movimento'. Agora é tudo muito fluido, como se eu estivesse na quadra de tênis. É a mesma coisa para mim", confessou.
"O vestido é muito bonito. É da Christian Dior. Foi um vestido extraordinário para mim. Acho que a maquiagem talvez eu possa melhorar um pouco", declarou ela que optou por uma maquiagem sem marcações fortes e que exaltassem seus traços e tom de pele naturais.
Qinwen Zheng tem 22 anos e já é a maior tenista de simples de seu país desde Na Li, que foi número 2 do mundo e tem dois títulos do Grand Slam. Porém, o sucesso dentro das quadras não a impedem de ser criticadas por seus compatriotas, como ela mesma acabou comentando em Riad: "As pessoas dizem que pareço ter 40 anos. Os fãs chineses, na verdade, eles dizem isso e eu não sei o por quê", pontuou e seguiu falando sobre sua maquiagem: "Talvez a maquiagem, da próxima vez eu poderia fazer melhor” (risos).
O tom de pele natural mais "moreno" de Qinwen Zheng foge dos padrões estéticos de seu país, como explicou a repórter e influencer chinesa Olivia Yang após o fim dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Olívia morou por 5 anos no Rio de Janeiro onde foi correspondente da mídia chinesa. Atualmente vivendo na Tailândia, Yang utiliza o Instagram para compartilhar sua paixão pelo Brasil e destacar semelhanças e diferenças entre Brasil, China e Tailândia.
"Os padrões de estereótipos para mulheres chinesas foram destruídos nesses Jogos Olímpicos. O padrão de ser branquinha como Branca de Neve, ter aparência semelhante a de uma menininha e magrinha como um palito", declara ela em vídeo em que exalta as campeãs olímpicas que representaram o país em Paris e destaca o fato de Zheng ser uma mulher "confiante" de pele "morena".
A cobrança estética sobre celebridades das artes e do esporte ainda é algo bastante comum na China e ganha força com as redes sociais. Quando ganhou atenção do mundo na Austrália, Qinwen Zheng tornou-se um dos dos assuntos mais comentados do país também por sua aparência. A tenista foi um dos assuntos mais comentados daquela semana no Weibo (uma espécie de X) e a maioria dos comentários eram sobre a aparência de Zheng e o quanto ela parecia "desleixada" e "velha".
Confira o desfile confiante das meninas da WTA:
CHOOSE YOUR FIGHTER pic.twitter.com/66NGrHNUU2
— Camille (@tenniscamfr) November 1, 2024