Embora os mais aguardados e grandiosos torneios do calendário de tênis profissional ainda estejam a meses de distância, especialistas e até ex-atletas já estão compartilhando suas expectativas e possíveis favoritos para as premiações.
Nomes como Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, no contexto masculino, e Aryna Sabalenka e Iga Swiatek, no feminino, são cotados para repetir o excelente desempenho nos últimos Grand Slams e adicionar mais uma vitória para sua lista de conquistas no tênis profissional.
Quem são os favoritos para os principais torneios de tênis em 2025?
Para tentar vislumbrar o que o cenário competitivo e imprevisível do tênis reserva aos espectadores, Tom Hamilton, escritor sênior da ESPN, publicou suas previsões para os Grand Slams.
Programado para ocorrer entre 12 e 26 de janeiro, em Melbourne, o Aberto da Austrália tem como atuais campeões o italiano Jannik Sinner e a bielorrussa Aryna Sabalenka. Hamilton prevê que Sabalenka mantenha seu reinado e aposta em Novak Djokovic, ganhador da medalha de ouro na última edição das Olimpíadas, como favorito para ser o campeão masculino em 2025.
Apesar de ter perdido o Aberto dos Estados Unidos, o escritor entende que Djokovic ainda tem um fogo dentro de si que manterá os jogadores mais jovens afastados, podendo fazer do Australian Open seu 11º título.
Em relação ao Aberto da França, o especialista acredita que o domínio de Carlos Alcaraz e Iga Swiatek, os vencedores de 2024, tem grandes chances de se manter, marcando a passagem da tocha entre gerações de atletas.
Disputado em Londres, Wimbledon 2024 foi conquistado por Carlos Alcaraz e Barbora Krejcikova. Especulando sobre o torneio em 2025, Hamilton faz uma aposta ousada e sonhadora: Jack Draper como campeão e Ons Jabeur como campeã.
Por fim, para o US Open, o especialista acredita que Jannik Sinner manterá seu lugar ao sol, ganhando o torneio novamente, e que Aryna Sabalenka passará a coroa para Coco Gauff, que deve dar a volta por cima depois de seu desempenho no Aberto do ano passado.
O impacto da economia nos principais torneios de tênis em 2025
Além das estrelas dos torneios, o ambiente econômico global também pode influenciar os Grand Slams do ano que vem. Isso porque os patrocinadores e, consequentemente, seus importantes investimentos, levam em consideração uma série de indicadores para determinar o quão estão dispostos a investir no evento.
Um dos principais indicadores das flutuações financeiras globais tem sido o preço do Bitcoin, um ativo digital, que é analisado por empresas a fim de rever o orçamento a ser direcionado ao torneio.
Entretanto, instabilidades econômicas à parte, os principais torneios de tênis permanecem sendo uma vitrine atraente para estratégias de marketing e deve continuar garantindo a presença de patrocinadores de grande porte, mantendo o evento bem organizado e com qualidade.
Roger Federer compartilhou suas expectativas para o Aberto da Austrália
O astro Roger Federer compartilhou suas expectativas para o Aberto da Austrália. Durante sua participação no podcast The AO Show, programa semanal focado em notícias sobre o Australian Open, o suíço Roger Federer teceu comentários positivos sobre um dos atletas que julga ter o necessário para ganhar o torneio em solo australiano.
Trata-se da grande revelação do esporte nos últimos anos, o talentoso Carlos Alcaraz, jogador espanhol de apenas 21 anos, que já ganhou quatro Grand Slams, a saber: o Aberto dos Estados Unidos em 2022, Wimbledon por dois anos consecutivos (2023 e 2024) e Roland Garros em 2024.
Ao falar sobre as chances de vitória de Alcaraz, Federer disse o seguinte: "Claro que ele pode. Se você consegue vencer todos os outros maiores torneios, você pode vencer o Aberto da Austrália. Especialmente na Austrália, eu acho que ele estará perfeitamente preparado fisicamente."
O ex-atleta completou: "Não é como Wimbledon, onde talvez você tenha que pular o Aberto da França se quiser ter a melhor chance ou se o saibro não for sua melhor superfície. Ele terá uma chance muito boa de vencer.
As grandes partidas são jogadas à noite, o que torna as coisas um pouco mais lentas para ele. Acho que, no futuro, ele ganhará um Aberto da Austrália, a questão é quando. Ele já tem uma carreira incrível, é fantástico que ele já tenha quatro Grand Slams, sem falar em todas as outras coisas que ele conquistou."
Com uma previsão de um especialista, uma breve explicação sobre os possíveis impactos econômicos e até um palpite de um ex-atleta renomado, você já sabe o que esperar dos principais torneios de tênis de 2025. Mas é importante lembrar que o tênis é um esporte imprevisível (e por isso mesmo nós o amamos).