O espanhol Carlos Alcaraz, número três do mundo, vai decidir o título, nesta quarta-feira, no ATP 500 de Pequim, na China, evento sobre o piso duro com premiação de US$ 3,7 milhões. Crédito: China Open
O espanhol passou pela sexta vez em oito jogos sobre o russo Daniil Medvedev, quinto colocado, por 2 sets a 0 com parciais de 7/5 6/3 após 1h27min de duração na quadra central do complexo olímpico chinês.
O primeiro set teve uma sequência de quatro quebras consecutivas. Após a vitória, o segundo set foi de lesão do russo que sentiu o quadril e pediu atendimento duas vezes no 2/3 e no 3/4. Dali em diante o espanhol desgarrou para o triunfo.
“Acho que ambos começamos a partida muito bem”, disse Alcaraz: “Foi um pouco inusitado, com o saque sendo quebrado diversas vezes no primeiro set. Quebrei o saque dele (para 3/2) e no game seguinte não sei o que aconteceu comigo. Provavelmente perdi um pouco o foco, perdi alguns primeiros serviços que contra o Daniil em quadra dura, é uma arma muito importante. Você tem que fazer bons primeiros saques para se colocar em posição de atacar.
Estou muito feliz por não ter perdido o foco por muito tempo no primeiro set. Recuperei assim que quebrei e estou muito feliz porque no final do set consegui jogar um tênis muito bom na partida de volta e sacar em 6-5. Fiz um jogo muito bom. Depois disso, uma vez preparado, é um pouco mais fácil, jogar contra o Daniil com mais confiança.”
“Às vezes você pensa: ‘OK, está feito’, mas não está feito. É preciso continuar a lutar. É preciso continuar a jogar da mesma forma que se jogava antes e esquecer o adversário. Você deve se concentrar em você e no seu tênis, e foi isso que tentei fazer. Eu ainda estava jogando da mesma forma que joguei até aquele momento da partida. Não perdi o foco naquele momento, então estou muito feliz por ter continuado pressionando.”
Seu rival na decisão deste domingo pode ser Jannik Sinner. Ele é favorito contra a surpresa chinesa Bu Yunchaokete, 96º colocado.