O norueguês Casper Ruud, 9º da ATP, foi mais um tenista que caiu na 'maldição' da Laver Cup e fechando a programação do ATP 500 de Tóquio, no Japão, foi surpreendido pelo australiano Jordan Thompson, 29º.
Vindo do título na Laver Cup com o Time Europa, Ruud encarou 1h51 de partida e acabou superado em 7/6 (7-5) 6/1 tendo convertido três aces a 11 de Thompson, que cometeu o mesmo número de duplas-faltas do norueguês, duas, e venceu 84% dos pontos jogados com seu primeiro serviço a 67% de aproveitamento de Ruud.
Casper Ruud foi o quinto tenista que disputou a Laver Cup a perder sua partida de estreia no Japão. Além dele, os americanos Frances Tiafoe e Taylor Fritz perderam respectivamente de Brandon Nakashima e Arthur Fils. Outros dois jogadores que vem da Laver e foram derrotados na capital japonesa foram o grego Stefano Tsitsipas, que perdeu do americano Alex Michelsen e o chileno Alejandro Tabilo, que foi derrotado pelo dinamarquês Holge Rune.
O único imune a 'maldição da Laver Cup' foi o americano Ben Shelton, que venceu de virada o compatriota Reily Opelka em 3/6 6/1 6/4.
Na sequência em Tóquio, Thompson encara o japonês Kei Nishikori que venceu o croata Marin Cilic 6/4 3/6 6/3.