Carlos Alcaraz, número três do mundo, se tornou o terceiro jogador a se classificar para o ATP Finals, que será realizado na Inalpi Arena em Turim de 10 a 17 de novembro. O torneio tem os oito melhores do ano.
O espanhol se junta a Jannik Sinner e Alexander Zverev, deixando cinco vagas de simples restantes na prestigiosa final da temporada. O jovem de 21 anos conquistou seu lugar no evento pelo terceiro ano consecutivo. Ele não competiu em 2022 por lesão. Naquele ano ele que conquistou o título como o melhor do ano.
Alcaraz dobrou sua contagem de títulos importantes nesta temporada, saindo vitorioso em Roland Garros e Wimbledon. O espanhol se tornou apenas o sexto homem na Era Aberta a vencer a dobradinha Roland Garros-Wimbledon no mesmo ano, juntando-se a Rod Laver, Bjorn Borg, Rafael Nadal, Roger Federer e Novak Djokovic.
Alcaraz também levantou o quinto troféu Masters 1000 de sua carreira em Indian Wells e ganhou uma medalha de prata em simples nas Olimpíadas de Paris. Ele tem um recorde de 43-9 na temporada.
No ano passado, Alcaraz fez sua estreia no ATP Finals chegando às semifinais. Ele derrotou Daniil Medvedev e Andrey Rublev na fase de grupos para avançar para as semifinais, onde caiu para o eventual campeão Novak Djokovic.