O treinador Brad Gilbert, que levou Coco Gauff ao título do US Open do ano passado e trabalhou com figuras como Andre Agassi, comentou sobre as possibilidades de Taylor Fritz surpreender Jannik Sinner e levar o título do torneio neste domingo.
Entre em nosso canal do Whatsapp - Entre em nosso BlueSky
"Ele está por aí há tempo suficiente. Ele jogou vários Grand Slams, e eu sinto que ele também é um batedor limpo na bola", disse Gilbert ao ATPTour.com. "Eu vi alguns jogadores em sua primeira final de major ficarem muito tensos. Ele não me parece isso. Ele pode não vencer, mas não sinto que o momento será grande demais para ele."
De acordo com o ex-número 4 do mundo, "não há dúvida de que Sinner é definitivamente o favorito sólido". O italiano está tentando conquistar sua segunda coroa de Grand Slam e disparar com o primeiro lugar na batalha pelo número 1 do fim do ano da ATP.
"Mas você tem que sair e executar", disse Gilbert ao ATPTour.com. "Ambos batem a bola muito bem. Mas quem vai controlar o centro da quadra ?"
"A grande coisa que salta aos olhos entre os dois é que Sinner é um jogador muito melhor e um defensor muito melhor... Fritz tem que ter uma mentalidade ofensiva porque ambos jogam muito bem no ataque, mas Sinner pode jogar melhor na defesa."
Gilbert acredita que a coisa mais importante para Fritz será seu saque e até mesmo correr algum risco em seu segundo saque para permitir que ele controle os pontos.
"Sinner o fará correr forte, e ele quebra a devolução do segundo saque. Então eu acho que ele precisa de um bom dia de primeiro saque, e ele vai ter que arriscar no segundo", disse Gilbert. "Ele só precisa ficar longe de onde Sinner é quem inicia o ataque. Ele precisa ser agressivo do centro da quadra, especialmente com seu forehand."
"Acho que ele tem batido seu backhand tão bem quanto eu o vi", disse Gilbert. "Ele tem se saído bem de backhand para backhand com todos os jogadores que vi. Ele foi muito bem contra Zverev e eu não achei que ele se sairia bem naquele confronto. Então ele está jogando bem, mas acho que para ele o saque é a chave.”
Fritz é um dos melhores jogadores ofensivos da ATP, com a habilidade de controlar a ação contra a maioria de seus oponentes da linha de base. Gilbert acredita que é essencial que Fritz seja o único a jogar no ataque.
“Por melhor que Fritz seja no ataque, o ataque de Sinner provavelmente é melhor. Fiquei impressionado com Fritz, ele jogou sob controle durante todo o torneio, e ele bate forte com o forehand e seu backhand melhorou muito. Acho que é por isso que ele está jogando melhor. Seu backhand melhorou muito. Fiquei impressionado, como eu disse, durante todo o torneio. Eu pensei que esse lado, às vezes as pessoas podem progredir e eu fico tipo, ‘Puxa, talvez eu tenha que recalibrar [meus pensamentos com] esse golpe’.”
“Meu primeiro pensamento foi, Sinner vence seis sets a zero. Esse foi o primeiro pensamento”, disse Gilbert. “Mas eu sinto que provavelmente dos três jogadores restantes, Fritz tinha a melhor chance. Se ele jogar muito bem e Sinner estiver um pouco fora, então quem sabe?”