Por Ariane Ferreira - Rafael Nadal, 14 vezes campeão de Roland Garros, é uma das figuras que dão seu depoimento na série documental "Guga por Kuerten" que conta a vida de Gustavo Kuerten, maior tenista da história do Brasil entre os homens.
O documentário, que será lançado em 10 de setembro na plataforma de stream Disney+ em todo o mundo, contou com uma sessão exibição especial para convidados dos dois primeiros episódios e em ambos Nadal é um dos depoentes.
"Foi incrível. Um campeão completamente desconhecido. Porque pra mim, vou ser sincero, Guga era um completo desconhecido até ali e ele foi campeão de Roland Garros e jogando de uma forma incrível. Ele era um desconhecido e a partir dali tudo mudou", disse Nadal que viu o brasileiro superar seu compatriota Sergi Bruguera na grande final com parciais de 6/3 6/4 6/2.
De acordo com fontes ligadas a produção da série documental ao Tênis News, Nadal foi um dos atletas que fez questão de dar seu depoimento ao documentário e gravou nos bastidores do ATP 500 de Acapulco, no México, em 2022, ano em que Rafa conquistou aquele torneio pela terceira vez.
No segundo episódio, Rafa comenta a grande final em Roland Garros em 2000 entre o brasileiro e o sueco Magnus Norman, um jogo que ficou em sua memória: "A final de Guga com Norman, que teve sei lá quantos match-points, é a partida que eu mais lembro do Guga".