Conforme a notícia do doping do número 1 do mundo, Jannik Sinner, vai chegando aos tenistas pelo mundo, muitos têm manifestado sua revolta e incredulidade diante do caso. Fazendo uso das redes sociais, os atletas disparam contra entidades do esporte.
Sinner testou positivo durante Indian Wells este ano em dois testes realizados no intervalo de 8 dias e foi suspenso apenas por 4 dias em abril, distribuídos em duas suspensões (entenda). Agora, o tenista foi considerado inocente e não recebeu nenhuma punição a mais.
Os primeiros a se manifestarem foram o australiano Nick Kyrgios, o francês Lucas Pouille e o canadense Denis Shapovalov. Agora, outro francês Corentin Moutet fez uma postagem com uma foto do filme "O Mentiroso" estrelado por Jim Carrey.
— Corentin Moutet (@moutet99) August 20, 2024
O português Gastão Elias decretou, após compartilhar a postagem de Kyrgios: "O tênis é oficialmente uma piada".
Tennis is officially a joke!
— Gastão Elias (@GastaoElias) August 20, 2024
Já o norte-americano Tennys Sandgren criticou o argumento de Sinner de que foi contaminado durante uma massagem e disparou:"A ATP sempre cuida de seus fazedores de dinheiro. Bom para os negócios, ruim para a transparência e integridade".
This is ridiculous lmfao second hand steroids through a massage??
— Tennys Sandgren (@TennysSandgren) August 20, 2024
ATP always looks out for their money makers
Good for business, bad for transparency and integrity https://t.co/oKe310BAec
O canadense Vasek Pospisil comaprtilhou a postagem de Pouille, que respondendo a Shapovalov recordou que tenistas são punidos por "imprecisões" no preenchimento de informações sobre localização dentro e fora de competição, pois podem ser testados a qualquer momento e também punições pelo não comparecimento a coletas de testes.
O canadense contou algo que ocorreu com ele mesmo: "É ainda pior agora que eles estão dando "Falhas de Arquivamento" e voltando meses para ver onde você cometeu erros nos detalhes de suas submissões. Já aconteceu comigo, onde coloquei o endereço e a hora corretos... eles nunca vieram me testar, mas depois viram que minha entrada "em competição" vs "fora da competição" não era precisa. Eles voltaram 2 meses para me dar um aviso por isso. Eu apelei e não foi anulado. Então você pode ter duas falhas de arquivamento e 1 não comparecimento e ser banido por 2 anos".
It’s even worse now that they are giving “Filing Failures” and going back months to see where you made errors in the details of your submissions. It’s happened to me already where I put the right address and time.. they never came to test me but later saw that my “in competition”… https://t.co/D2cbpfE7VQ
— Vasek Pospisil (@VasekPospisil) August 20, 2024
O zimbabuano Benjamin Lock também falou sobre o caso indiretamente e disse que era assim que se perderia credibilidade do dia para a noite, além de lamentar: "Eu sinto por todos os jogadores que tiveram suas carreiras e reputações destruídas porque “regras” foram aplicadas. Esporte “limpo”? Boa!", escreveu.
Em resposta, o brasileiro Karue Sell recordou: "Bem, não vamos esquecer que muitos caras aparentemente têm DDA ou TDAH [as duas siglas para definir Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade] agora, então Adderall [Medicação específica] é ok para todos tomarem?? Eu acho isso mais louco do que qualquer outra coisa".
O brasileiro faz menção a um movimento que existe no circuito de diversos tenistas das duas associações estarem fazendo uso de medicação para TDAH com prescrição médica. Em outubro de 2022, o ex-top 10 Fernando Verdasco pegou 2 meses de suspensão por doping por não ter atualizado sua receita e relatório clínico de medicação para TDAH no sistema e ter presença da medicação em testes antidoping. A infração de Verdasco tinha pena máxima de 2 anos.
Well let's not forget so many guys apparently have ADD or ADHD now so Adderall is ok for everyone to take?? I find that crazier than anything else
— Karue Sell (@KarueSell) August 20, 2024</quote>O britânico Liam Broady compartihou uma postagem com o trecho do resumo do processo de Sinner na ITIA em que é informado que o italiano ficou suspenso provisóriamente entre 4 e 5 de abril e posteriormente entre 17 e 20 do mesmo mês."Se Sinner estava dopando ou não. Isso não está certo. Muitos jogadores passam pela mesma coisa e têm que esperar meses ou ANOS para que sua inocência seja declarada. Não é uma boa imagem", escreveu o tenista.A turca Çalga Buyukakçay compartilhou o britânico e completou com indignação: "Perder seu emprego, a reputação, a classificação, a saúde devido à ansiedade e ao estresse e a um fardo financeiro esmagador é o processo mais extenuante que um atleta pode suportar. É incrivelmente injusto quando alguns são tratados de forma diferente sob as mesmas regras".<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="en" dir="ltr">Losing your job, reputation, ranking, health due to anxiety&stress and overwhelming financial burden is the most gruelling process for an athlete can endure. It’s incredibly unfair when some are treated differently under the same rules. <a href="https://t.co/F1oIV60dhr">https://t.co/F1oIV60dhr</a></p>— Çağla Büyükakçay (@CaglaBuyukakcay) <a href="https://twitter.com/CaglaBuyukakcay/status/1825981290962890849?ref_src=twsrc%5Etfw">August 20, 2024</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>