X

Sinner é flagrado no antidoping, mas escapa de punição pesada

Terça, 20 de agosto 2024 às 11:22:38 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) confirmou nesta terça-feira ao jornal The Times que Jannik Sinner é inocente após ser descoberto o esteroide anabolizante proibido Clostebol em sua urina durante o Indian Wells Open em março.



Leia Mais:

Campeão de Cincinnati, Sinner espera se recuperar para o Aberto dos EUA

Entre em nosso canal do Whatsapp!

Embora uma violação antidoping não intencional possa resultar em uma suspensão de
até dois anos, o pequeno traço de menos de um bilionésimo de grama foi considerado
por um painel independente como não tendo tido nenhum efeito de melhoria de desempenho.
A explicação de Sinner para a contaminação centrou-se em um spray curativo que tinha sido
usado para tratar um corte sofrido por seu fisioterapeuta, Giacomo Naldi. Especialistas científicos aceitaram a alegação de que Naldi havia inadvertidamente exposto Sinner ao
ingrediente Clostebol por meio de massagens regulares de corpo inteiro.
Clostebol é uma substância proibida que frequentemente tem sido a causa de testes de drogas reprovados no esporte, particularmente na Itália, onde aparece em alguns produtos de venda livre. O esteroide anabolizante imita a testosterona e promove o crescimento muscular.
Enquanto Sinner está livre para continuar jogando torneios, incluindo o US Open da próxima semana, ele perdeu os 400 pontos do ranking e US$ 350.000 em prêmios que ganhou por chegar às semifinais em Indian Wells. Isso não fará nenhuma diferença para seu status como o melhor jogador do mundo, pois ele atualmente tem uma liderança de 2.300 pontos sobre o número 2 do mundo, Novak Djokovic.
“Agora vou deixar esse período desafiador e profundamente infeliz para trás”, disse Sinner. “Vou continuar a fazer tudo o que puder para garantir que continuo a cumprir o programa antidoping da ITIA e tenho uma equipe ao meu redor que é meticulosa em sua própria conformidade.”
Se Sinner tivesse recebido uma suspensão total, isso teria sido considerado uma das
maiores controvérsias sobre drogas do tênis, junto com casos como os de Maria Sharapova
em testes ruins em 2016 pelo uso de meldonium.
Sinner recebeu duas suspensões provisórias breves e não anunciadas após receber a notificação dos resultados de seus testes — a primeira de 4 a 5 de abril e a segunda de 17 a 20 de abril não ocorreu durante sua programação de torneio mas seu pedido de cancelamento de ambos foi aceito pelo painel independente sobre o equilíbrio de probabilidade, dado o pequeno traço detectado.
“Levamos qualquer teste positivo extremamente a sério e sempre aplicaremos os processos rigorosos definidos pela WADA”, disse Karen Moorhouse, diretora executiva da ITIA. “A ITIA realizou uma investigação completa sobre as circunstâncias que levaram aos testes positivos, com as quais o Sr. Sinner e seus representantes cooperaram totalmente. Após essa investigação, a ITIA aceitou a explicação do jogador sobre a fonte do clostebol e que a presença da substância não foi intencional. Isso também foi aceito pelo tribunal.”
A cadeia de eventos fornecida por Sinner começou em fevereiro, quando seu preparador físico, Umberto Ferrara, comprou um spray médico comum chamado Trofodermin (que contém acetato de Clostebol) sem receita em uma farmácia italiana. Registros bancários foram usados ​​para confirmar a compra. Semanas depois, a equipe de Sinner dividiu uma vila durante o Indian Wells Open, disputado de 3 a 17 de março. Na manhã de 3 de março, é alegado que Naldi enfiou a mão na bolsa de tratamento e cortou um dedo com um bisturi. Mais tarde naquele dia, Sinner notou um curativo no dedo de Naldi e perguntou se algum produto havia sido usado para tratar o corte, ao que Naldi insistiu que não. Em 5 de março, Naldi removeu o curativo, após o que Ferrara recomendou que Naldi usasse o spray para curar o corte. O spray foi usado todas as manhãs por nove dias durante um período em que Sinner estava recebendo regularmente massagens de corpo inteiro de Naldi com as próprias mãos. O tribunal foi informado de que Sinner sofre de dermatite psoriasiforme, uma condição que o faz coçar frequentemente a pele com coceira nas costas e nos pés, causando pequenos cortes e feridas. Três especialistas científicos aceitaram que isso poderia ter resultado na contaminação de uma “pequena concentração” das mãos de Naldi.
Em 10 de março, após vencer sua partida da segunda rodada em Indian Wells, Sinner
foi solicitado por uma amostra de urina pelos testadores. Outra amostra foi coletada em 18 de março antes do Miami Open, um torneio que Sinner venceu. Ambas as amostras continham um traço de Clostebol.
Desde que Sinner foi notificado sobre os testes reprovados em abril, um longo processo se seguiu a portas fechadas, no qual as evidências foram reunidas e os fatos estabelecidos perante o tribunal. Dadas as inevitáveis ​​distrações fora da quadra, isso explica por que ele lutou para manter seu alto nível de forma neste verão europeu após ganhar seu primeiro título de simples do Grand Slam no Aberto da Austrália em janeiro, embora ele também tenha sido afetado por problemas no quadril.  Jannik Sinner se prepara para o Aberto dos EUA com o título do Masters 1000 de Cincinnati.
Finalmente, Sinner foi inocentado de qualquer falha ou negligência em uma audiência realizada em Londres na quinta-feira. Crucialmente, o tribunal observou que "não há nenhuma sugestão de que a pequena concentração em seu sistema teria tido qualquer efeito de melhoria de desempenho". Também foi reconhecido que Sinner havia sido testado, em média, uma vez por mês nos 12 meses anteriores e nunca havia produzido um traço de Clostebol. No entanto, este é um lembrete para os jogadores e suas comitivas sobre os perigos de usar tratamentos sem receita. Naldi e Ferrara ainda permanecem na equipe de Sinner como está, mas entende-se que suas posições estão sendo revisadas daqui para frente.
"As regras antidoping precisam ser muito rígidas para serem eficazes", disse Jamie Singer,
advogado de Sinner. "Infelizmente, a consequência infeliz é que, ocasionalmente, atletas totalmente inocentes são pegos nelas.

“Não há dúvida de que Jannik é inocente neste caso. O ITIA não desafiou esse princípio  fundamental. No entanto, sob regras de responsabilidade estrita, Jannik é responsável por tudo o que estiver em seu sistema, mesmo quando totalmente inconsciente disso, como neste caso excepcional.”
O anúncio do ITIA veio menos de 24 horas depois de Sinner ter vencido seu quinto título do ano, o Cincinnati Open. Na terça-feira, ele deveria viajar para Nova York para começar seus preparativos para o US Open, que começa na segunda-feira.

teninews.com.br
br.jooble.org