O Brasil está nas quartas de final do 2024 ITF World Junior Tennis Finals. Nesta terça-feira (6), a equipe formada por Henrique Vialle, Livas Damazio, e Thiago Santana garantiu a vaga após vencer o Equador, por 3 a 0, no torneio que acontece em Prostejov, na República Tcheca.
Os meninos retornam às quadras nesta quarta-feira (7), quando buscam a liderança do Grupo B contra a anfitriã e atual campeã República Tcheca. O confronto está marcado para às 5h (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo neste link.
Iniciando as partidas, Henrique Vialle demonstrou superioridade diante de Martin Almeida e venceu o equatoriano por duplo 6/2. Na sequência, Livas Damazio garantiu o confronto ao bater Fernando Gonzalez, por 7/5 6/0. Nas duplas, Vialle e Thiago Santana ampliaram a vantagem com vitória sobre Gonzalez e Claudio Tenicela, por 6/2 6/2.
Para o capitão da equipe, Ivan Cressoni, a classificação antecipada não fará com que os atletas brasileiros diminuam o ritmo na última rodada da fase de grupos. “Este foi o primeiro dos nossos objetivos, mas agora vamos em busca da liderança. Claro que um torneio desse tamanho não permite adversários tranquilos, mas queremos essa vantagem no mata-mata”, destacou.
O treinador ainda se mostrou confiante no duelo contra os tchecos. “Os nossos meninos estão jogando bem e sabendo lidar com as adversidades em quadra. Então, tenho boas expectativas e vamos fazer de tudo para buscar mais uma vitória”, completou.
Formato
Pelo sistema de disputa, os 16 países participantes são divididos em quatro grupos e jogam todos contra todos (round-robin), com confrontos de duas simples e uma dupla. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final, onde disputam no formato mata-mata. Por ter conquistado o título na América do Sul, os meninos entram como cabeças de chave do torneio.
Confira os resultados desta terça-feira (6):
Henrique Vialle (BRA) d. Martin Almeida (ECU) - 6/2 6/2
Livas Damazio (BRA) d. Fernando Gonzalez (ECU) - 7/5 6/0
Thiago Santana (BRA)/Henrique Vialle (BRA) d. Fernando Gonzalez (ECU)/Claudio Tenicela - 6/2 6/2