O canadense Felix Auger Aliassime, 19º da ATP, frustrou a campanha história do norueguês Casper Ruud, 9º, e está na semifinal dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde encara Carlos Alcaraz e busca 2ª medalha da história do Canadá.
Aliassime precisou 2h49 para fechar o placar em 6/3 6/7 (8-10) 6/3 tendo disparado 14 aces a oito de Ruud, que cometeu 32 erros não-forçados a 37 do canadense, que bateu o mesmo número de bolas vencedoras contra 18 de do norueguês.
Na semifinal, Felix Auger Aliassime encara o espanhol Carlos Alcaraz, número 3 do mundo. Se avançar à final olímpica, Aliassime buscará o segundo ouro da história do Canadá no tênis Olímpico. No histórico, o país tem apenas uma medalha, ouro nas duplas masculinas conquistado por Daniel Nestor e Sébastien Lareau nos Jogos de Sydney em 2000.
Ruud deixa os Jogos de Paris com a melhor campanha de um norueguês em Olimpíada.
Seguindo na competição, Aliassime enfentará Alcaraz pela sétima vez. O duelo olímpico marcará o tira-teima do confronto, já que cada um venceu três duelos. Defendendo seus países, os dois se enfrentaram pela fase de grupos da Final da Copa Davis em 2022 e o canadense levou a melhor.
Crédito: Dubreuil/Kopatsch/Zimmer