X

A cirurgia secreta de Kyrgios e o sonho do retorno às quadras

Terça, 25 de junho 2024 às 11:16:12 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O australiano Nick Kyrgios passou por uma secrreta cirurgia em uma intervenção inovadora de acordo com palavras do médico ao Canberra Times. Ele não joga há mais de um ano.



Entre em nosso canal do Whatsapp!

"Ele estava totalmente incapacitado quando me procurou pela primeira vez. Ele tinha certeza de que iria se aposentar do tênis profissional e estava procurando aliviar a dor em sua vida normal”, disse o Dr. Michael Sandow. O jogador australiano vê a luz no fim do túnel agora. Nick Kyrgios competiu pela última vez em Stuttgart no ano passado, embora tenha sido uma luta fracassada depois que surgiram problemas no punho no final de 2022.

Seu desconforto no punho direito chegou a um ponto em que ele não conseguia abrir uma jarra ou empurrar uma porta sem sentir fortes dores. A estabilidade era quase zero; aos 30 anos ele enfrentava uma artrite muito grave que o impossibilitava de realizar as tarefas diárias. Nick procurou todo tipo de soluções, viajando para os Estados Unidos para testar tratamentos à base de células-tronco, mas tudo deu errado. Ele decidiu retornar ao seu país e, após uma ressonância magnética, confirmou que tinha ruptura completa do ligamento escafolunar.

“Quando falei com Nick pela primeira vez, ele estava muito deprimido. Estava perto de sofrer um colapso total no punho”, diz o médico que decidiu realizar uma técnica inovadora conhecida como ANAFAB, uma reconstrução anatômica anterior e posterior realizada através de várias incisões. O processo foi realizado em total sigilo, levando Kyrgios para um porão do hospital e retirando-o sem que ninguém além dos envolvidos na cirurgia o visse, já que o australiano queria manter esse processo em segredo.

As coisas correram bem e agora Kyrgios está ansioso para voltar, mas o processo é lento. “Qualquer especialista nesta articulação ficará muito surpreso ao ver que Nick pode jogar tênis novamente. Não há razão para pensar que seu punho possa funcionar normalmente, mas um tenista coloca muita carga nesta área, então ele tem que se exercitar muito mais forte antes de voltar", diz um médico que revela que Kyrgios passou quatro meses engessado e depois com tala, até poder começar a fazer exercícios de fortalecimento.

"Até agora ninguém se recuperou de uma lesão como essa. O processo em que ele está imerso é brutal. Ele perdeu a sensibilidade no punho e teve que fazer exercícios manuais específicos para músicos profissionais." Passada essa fase, chegou a hora de trabalhar muito na academia, com a ajuda de seu treinador, Will Maher. “Trabalho com ele há 10 anos e nunca o vi com tanta dedicação e comprometimento”, declara.

Prova disso são as palavras de Nick Kyrgios. “Minha família e minha namorada não entendem tudo o que estou fazendo. Sinceramente, o que estou vivenciando é tremendo, nunca trabalhei tanto”, diz um homem que faz exercícios na academia para recuperar o melhor físico possível, moldar e fortalecer seu punho machucado. Ele já treina na quadra há algumas semanas, mas não quer dar datas claras de quando poderá retornar e diminui as expectativas.

“Haverá pessoas que exigirão que eu vença partidas quando voltar. Vão acreditar que se eu enfrentar um top-40 terei que vencer facilmente, mas a verdade é que não entendem nada. Uma ideia das coisas que estou passando, adoraria enfrentar Djokovic mais uma vez e gostaria de me sentir competitivo. Sonho em voltar ao nível que me permitiu estar a um set de vencer Wimbledon, mas. Sei que não é fácil e que precisarei de tempo”, disse Nick Kyrgios

teninews.com.br
br.jooble.org