Após o título do Sul-Americano de 14 anos, os meninos do Time Brasil BRB têm um novo desafio: o ITF World Junior Tennis Finals. Nesta terça-feira (11), foram convocados os atletas que representarão o país no Mundial da categoria, que acontece em Prostejov, na República Tcheca, de 5 a 10 de agosto.
Foram chamados para a competição o paranaense Henrique Vialle, o mato-grossense Livas Damazio e o paulista Thiago Santana. Os nomes foram escolhidos com base em critérios já estabelecidos pela CBT e são os mesmos que levantaram o troféu no Sul-Americano de 14 anos. Na ocasião, os meninos terminaram a competição invictos nos confrontos, vencendo 13 dos 14 jogos disputados.
Para o capitão da equipe, Ivan Cressoni, os brasileiros podem fazer um bom torneio, mas sem tirar os pés do chão. “Nós temos boas expectativas para a competição e ainda estamos esperando a lista com os nomes dos atletas adversários. Queremos enfrentar de igual para igual as principais equipes do planeta, mas precisamos pensar dia a dia no torneio. Nosso primeiro foco é classificar para a segunda fase ", destacou.
Formato
Pelo sistema de disputa, os 16 países participantes são divididos em quatro grupos e jogam todos contra todos (round-robin), com confrontos de duas simples e uma dupla. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final, onde disputam no formato mata-mata. Por ter conquistado o título na América do Sul, os meninos entram como cabeças de chave do torneio.