O norte-americano Tommy Paul, 16º da ATP, chegou à semifinal do Masters de Roma após superar o polonês Hubert Hurkacz, 9º, e vai buscar sua primeira final de Masters e ser o primeiro americano em 22 anos na final em Roma. Paul aguarda definição de rival.
Paul batalhou por 2h44 para fechar o placar em 7/5 3/6 6/3 tendo convertido três aces a oito de Hurkacz, que cometeu 29 erros não-forçados conta 21 do americano, que disparou 28 bolas vencedoras contra 25 do polonês.
A partida teve um início bastante disputado com os dois tenistas vencendo pontos nos games um dos outros. A pressão resultou numa sequências de quebras entre o 3º e 5º games, fez Paul abrir 4/2, mas se quebrado sacando para o set no 10º game e precisando devolver na sequência para enfim fechar a primeira parcial.
No set seguinte, Hurkacz saiu quebrado, mas não se rendeu, devolveu a quebra no 4º game e virou a parcial em quebra de zero no 8º game levando o jogo para o set decisivo.
Ali, Paul saiu quebrado, devolveu no 4º game e trocou quebras entre o 5º e 6º games para definir o jogo com quebra no 8º game.
Esta é a terceira semifinal de Masters de carreira de Tommy Paul, que foi semifinalista em Indian Wells este ano e no Canadá em 2023. Na busca por uma inédita final, Paul aguada pelo vencedor do duelo entre o grego Stefanos Tsitsipas e o chileno Nicolas Jarry.
Tommy Paul é o primeiro americano desde Reilly Opelka em 2021 a fazer final em Roma e busca ser o primeiro americano desde Andre Agassi em 2002 na final do torneio italiano. Naquela ocasião, Agassi foi campeão após superar o alemão Tommy Haas.
Mais em breve.