A bielorrussa Aryna Sabalenka, número dois do mundo, precisou de mais de duas horas para avançar às quartas de final do WTA 1000 de Roma, com premiação de US$ 5,5 milhões (R$ 27,8 milhões).
No jogo em que terminou apenas na madrugada, Sabalenka precisou de atendimento nas costas, mas superou a lesão e venceu a ucraniana Elina Svitolina após salvar três match-points. A partida terminou em 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/1 e 7/6 (9/7), em 2h24.
O último duelo do dia em Roma começou com vitória da ucraniana, que quebrou duas vezes o saque contra uma da adversária, no primeiro set. Na segunda parcial, a bielorrussa abriu vantagem desde o início e fechou em 6/1.
No último game de saque, Sabalenka salvou três break-points e só fechou após quatro set-points. Logo depois de fechar o set, ela precisou de atendimento médico por lesão nas costas e colocou em dúvida a permanência na partida.
O terceiro set começou com Svitolina abrindo 2/0 rapidamente. Sabalenka não desistiu, chegou a sacar em 5/4 e ainda precisou salvar dois match-points no 5/6. No tie-break, a bielorrussa perdeu match-point, salvou outro e fechou em 9/7.
Sabalenka segue em busca do título inédito do WTA 1000 de Roma e enfrenta nas quartas de final a letã Jelena Ostapenko, que passou pela eslovaca Rebecca Šramková no tie-break do terceiro set.