O norte-americano Ben Shelton, 14º do mundo, virou um jogo envolto por polêmicas diante do russo Pavel Kotov, 63º, e está na terceira rodada do Masters de Roma, na Itália. Shelton encara na próxima rodada o chinês Zhizhen Zheng.
Ben Shelton precisou de um total de 2h40 para fechar o placar em 4/6 6/3 6/4 tendo convertido o mesmo número de aces de Kotov, um, e disparou 23 bolas vencedoras contra 10 do russo, que cometeu 17 erros não-forçados contra 15 do norte-americano.
Shelton jogou a partida inteira contando com apoio da maioria da torcida presente no Foro Itália, mas ganhou um apoio ainda mais intenso e até hostil conta Kotov após uma confusão entre o russo e a arbitragem do jogo.
Durante a disputa do quarto game do terceiro set, o árbitro da partida, o samarinês Manuel Messina, deu a Kotov um "penalty point" que é a penalização com a perda de um ponto, durante o saque de Shelton, porque o russo demorou a se posicionar para receber o saque, descumprindo a regra dos 25 segundos entre o ponto longo disputado e um novo saque. O penalty point é o segundo grau das punições dadas a jogadores em quadra, ela só ocorre caso o mesmo atleta já tenha recebido uma advertência pela mesma infração.
Revoltado com a decisão de Messina, Kotov discutiu com o árbitro, chegou a discutir com Shelton e chamou o fiscal do torneio. A torcida não gostou da atitude do russo e o vaiou.
Durante o intervalo o 5º game, Kotov voltou a reclamar da torcida com o fiscal do torneio e ganhou ainda mais inimigos nas arquibancadas.
Ben Shelton seguiu seu jogo, se motivou com a torcida e chegou a vitória, após quebra no nono game e teve uma comemoração inusitada.
He enjoyed that one 😎@BenShelton comes through a tense and tight battle with Kotov 4-6 6-3 6-4#IBI24 pic.twitter.com/cYkuMksm7B
— Tennis TV (@TennisTV) May 10, 2024
Em busca de vaga nas oitavas de final, Shelton encara o chinês Zhizhen Zhang, 56º, que tonou-se o primeiro chinês na terceira rodada de Roma ao superar o francês Adrian Mannarino, 21º, em 6/1 6/3.