A polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, conquistou sua vingança diante da bielorrussa Aryna Sabalenka,2ª da WTA, salvando três match-points, e conquistou o título do WTA 1000 de Madri, na Espanha, que é inédito na carreira da polonesa.
Foto: Jimmie48
Leia mais:
Swiatek: 'Quem vai dizer agora que o tênis feminino é chato?'
Swiatek entra em seleto grupo com Serena, Clijsters, Henin e Sharapova
Swiatek precisou de 3h11 para fechar o placar em 7/5 4/6 7/6 (9-7) e conquistar o último título grande no saibro que lhe faltava. A partida foi a final mais longa da história do torneio madrilenho.
A partida começou muito brigada, com as duas tenistas trocando quebras nos dois primeiros games. Swiatek pressionou muito o saque da adversária e foi salvando seus games com mais tranquilidade. Sabalenka salvou dois breakpoints no 7º game, mas não resistiu no 11º, foi quebrada e viu a polonesa sacar para sai à frente no placar.
No set seguinte, as duas tenistas trabalharam muito bem nas devoluções e acabaram pressionadas. Assim, trocaram quebras de saque entre o 2º e o 5º games, se reencontraram com o saque e Swiatek foi surpreendida por devoluções mais dentro de quadra e voltou a ser quebrada no 10º game, vendo a disputa ir para o set decisivo.
Nele, o jogo seguiu muito brigado, com as tenistas pressionando a rival e vencendo pontos nos saques das adversárias. Sabalenka abriu 3/1 com quebra no 4º game, mas não confirmou na sequência e viu a disputa seguir acirrada. Sacando para se manter na partida no 12º game, Swiatek foi pressionada, jogou o game mais longo do jogo, salvou dois match-points e forçou o tiebeak.
Ali, o jogo alcançou as 3h de duração e seguiu muito equilibrado. Sabalenka chegou ao mini-break agredindo a devolução com backhand e indo à rede defini com smash, mas tomou a devolução na sequência, após boa devolução cruzada de Swiatek e erro seu buscando a paralela. A polonesa chegou ao seu primeiro match-point confirmando o saque para 6/5 e viu a bielorrussa salvar e ter match-point na sequência com 7/6. A polonesa chegou a vitória após erro no backhand da bielorrussa.